Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO PARA POPULAÇÕES IMIGRANTES: UM ESTUDO ENTRE ESPANHA E BRASIL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo analisa a educação para grupos minoritários e imigrantes em dois países distintos, Espanha (Europa) e Brasil (América do Sul). O debate sobre os direitos humanos em escala global tem crescido vertiginosamente assim como as políticas para imigrantes, que atualmente se dedicam muito mais às políticas de retração de pessoas na ilegalidade do que às condições desses sujeitos nos seus países de acolhida. Associado a tal fato, entre as populações nativas/ minoritárias habitam na região iberoacameriacana, 5 a 6 vezes mais pessoas identificadas como indígenas do que no século XX. Podemos concluir, portanto, que as migrações forçam novas distinções e novas minorias étnicas. Partimos de continentes e realidades linguísticas variadas para evidenciar que nas áreas cinzas de legalidade e ilegalidade, os imigrantes apelam aos direitos humanos para viver o seu direito à educação intercultural e ensino bilíngue.

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