O PENSAMENTO SOBRE A INFÂNCIA E A INFÂNCIA DO PENSAMENTO: O ENSINO DE FILOSOFIA E A CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88844 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 13454 "titulo" => "O PENSAMENTO SOBRE A INFÂNCIA E A INFÂNCIA DO PENSAMENTO: O ENSINO DE FILOSOFIA E A CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "É possível pensar no desenvolvimento de uma cultura cientifica, ou científica-filosófica, na Educação Infantil? Se sim, como fazê-la acontecer na educação das crianças pequenas? Esses são alguns dos questionamentos que trazemos para a reflexão no trabalho que apresentamos. O artigo é fruto das discussões realizadas durante os “Seminários de Pesquisa sobre Docência e Práticas Educativas na Educação Infantil”, disciplina cursada no Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas. A partir de uma pesquisa bibliográfica, investigamos as concepções necessárias de infância e criança para fundamentar a prática científica-filosófica na Educação Infantil, além de refletirmos sobre como proporcionar essa experiência. Para tanto, nos baseamos em autores como LIPMAN (1990); LEAL (2008); KOHAN (2008; 2015); SOUZA (2016), entre outros pesquisadores que lidam com a temática da infância. É necessário entender a infância/criança como possibilidade, como capaz de fazer emergir novos significados para o mundo, distanciando-se daquela concepção dessa fase apenas como carência, falta, incompletude. A infância/criança traz consigo características que coadunam com o fazer científico e filosófico, como a curiosidade, a capacidade inquisitiva, o querer saber mais sobre o mundo que a cerca, potencialidades estas que tornam possível o desenvolvimento de uma cultura científica-filosófica desde a Educação Infantil. Para isso é preciso respeitar as especificidades da infância/criança e, de forma especial, aprender a ouvi-las, compreendendo que elas possuem um modo peculiar de ver o mundo, de expressá-lo, o que difere do modo adultocêntrico de percepção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13454_TB1928_19072022093324.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAMS NUNES DA CUNHA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "WILL NUNES" "autor_email" => "williamsjr_cmf@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88844 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 13454 "titulo" => "O PENSAMENTO SOBRE A INFÂNCIA E A INFÂNCIA DO PENSAMENTO: O ENSINO DE FILOSOFIA E A CULTURA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "É possível pensar no desenvolvimento de uma cultura cientifica, ou científica-filosófica, na Educação Infantil? Se sim, como fazê-la acontecer na educação das crianças pequenas? Esses são alguns dos questionamentos que trazemos para a reflexão no trabalho que apresentamos. O artigo é fruto das discussões realizadas durante os “Seminários de Pesquisa sobre Docência e Práticas Educativas na Educação Infantil”, disciplina cursada no Doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas. A partir de uma pesquisa bibliográfica, investigamos as concepções necessárias de infância e criança para fundamentar a prática científica-filosófica na Educação Infantil, além de refletirmos sobre como proporcionar essa experiência. Para tanto, nos baseamos em autores como LIPMAN (1990); LEAL (2008); KOHAN (2008; 2015); SOUZA (2016), entre outros pesquisadores que lidam com a temática da infância. É necessário entender a infância/criança como possibilidade, como capaz de fazer emergir novos significados para o mundo, distanciando-se daquela concepção dessa fase apenas como carência, falta, incompletude. A infância/criança traz consigo características que coadunam com o fazer científico e filosófico, como a curiosidade, a capacidade inquisitiva, o querer saber mais sobre o mundo que a cerca, potencialidades estas que tornam possível o desenvolvimento de uma cultura científica-filosófica desde a Educação Infantil. Para isso é preciso respeitar as especificidades da infância/criança e, de forma especial, aprender a ouvi-las, compreendendo que elas possuem um modo peculiar de ver o mundo, de expressá-lo, o que difere do modo adultocêntrico de percepção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13454_TB1928_19072022093324.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAMS NUNES DA CUNHA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "WILL NUNES" "autor_email" => "williamsjr_cmf@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }