Este trabalho trata-se de um ensaio produzido para avaliação final da disciplina de Educação e Paradigmas do Conhecimento I do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato grosso do Sul da Grande Dourados-UFGD, foi realizado a pedido do professor da disciplina Drº Reinaldo dos Santos, e tem como objetivo relacionar o tema linguagem e letramento na educação infantil com os pensamentos do teórico Jean Jacques Rousseau, (filósofo do iluminismo e um precursor do romantismo) no livro O Emilio ou Da Educação publicado em 1762. Será utilizado como aporte teórico autores que tratam da questão das linguagens e educação infantil: Junqueira Filho (2006, 2011), Goulart e Mello (2005), Baptista (2010) e Morais (2016), e questões referentes ao letramento na pré-escola: Soares (2004) e Silva; Espinosa (2015) dentre outros. O texto é dividido em cinco sessões assim organizadas: primeira sessão a Introdução, segunda sessão a Visão do Tema, onde será discutido a importância do tema: Linguagem e Letramento na educação infantil; terceira sessão o Referencial Teórico no qual as discussões são apoiadas, bem como, quarta sessão o Objeto de Estudo onde são abordados os pensamentos de Rousseau sobre a educação infantil e a relação que esses pensamentos têm com autores trazidos para dialogar com o tema, e por fim, quinta sessão as Considerações Finais. Espera-se enfatizar a importância da linguagem e do letramento na educação infantil, bem como, fomentar discussões sobre os pensamentos de Rousseau em seu livro O Emílio sobre essa etapa de ensino e as ideias apresentadas por ele sobre a educação das crianças de zero a cinco anos de idade.