Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LINGUAGEM, O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRA O EMÍLIO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90955
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4803
    "inscrito_id" => 17707
    "titulo" => "A LINGUAGEM, O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRA O EMÍLIO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um ensaio produzido para avaliação final da disciplina de Educação e Paradigmas do Conhecimento I do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato grosso do Sul da Grande Dourados-UFGD, foi realizado a pedido do professor da disciplina Drº Reinaldo dos Santos, e tem como objetivo relacionar o tema linguagem e letramento na educação infantil com os pensamentos do teórico Jean Jacques Rousseau, (filósofo do iluminismo e um precursor do romantismo) no livro O Emilio ou Da Educação publicado em 1762. Será utilizado como aporte teórico autores que tratam da questão das linguagens e educação infantil: Junqueira Filho (2006, 2011), Goulart e Mello (2005), Baptista (2010) e Morais (2016), e questões referentes ao letramento na pré-escola: Soares (2004) e Silva; Espinosa (2015) dentre outros. O texto é dividido em cinco sessões assim organizadas: primeira sessão a Introdução, segunda sessão a Visão do Tema, onde será discutido a importância do tema: Linguagem e Letramento na educação infantil; terceira sessão o Referencial Teórico no qual as discussões são apoiadas, bem como, quarta sessão o Objeto de Estudo onde são abordados os pensamentos de Rousseau sobre a educação infantil e a relação que esses pensamentos têm com autores trazidos para dialogar com o tema, e por fim, quinta sessão as Considerações Finais. Espera-se enfatizar a importância da linguagem e do letramento na educação infantil, bem como, fomentar discussões sobre os pensamentos de Rousseau em seu livro O Emílio sobre essa etapa de ensino e as ideias apresentadas por ele sobre a educação das crianças de zero a cinco anos de idade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17707_TB4803_01122022085040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DA ROSA LESCANO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Priscila"
    "autor_email" => "priscilalescano@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90955
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4803
    "inscrito_id" => 17707
    "titulo" => "A LINGUAGEM, O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A OBRA O EMÍLIO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um ensaio produzido para avaliação final da disciplina de Educação e Paradigmas do Conhecimento I do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato grosso do Sul da Grande Dourados-UFGD, foi realizado a pedido do professor da disciplina Drº Reinaldo dos Santos, e tem como objetivo relacionar o tema linguagem e letramento na educação infantil com os pensamentos do teórico Jean Jacques Rousseau, (filósofo do iluminismo e um precursor do romantismo) no livro O Emilio ou Da Educação publicado em 1762. Será utilizado como aporte teórico autores que tratam da questão das linguagens e educação infantil: Junqueira Filho (2006, 2011), Goulart e Mello (2005), Baptista (2010) e Morais (2016), e questões referentes ao letramento na pré-escola: Soares (2004) e Silva; Espinosa (2015) dentre outros. O texto é dividido em cinco sessões assim organizadas: primeira sessão a Introdução, segunda sessão a Visão do Tema, onde será discutido a importância do tema: Linguagem e Letramento na educação infantil; terceira sessão o Referencial Teórico no qual as discussões são apoiadas, bem como, quarta sessão o Objeto de Estudo onde são abordados os pensamentos de Rousseau sobre a educação infantil e a relação que esses pensamentos têm com autores trazidos para dialogar com o tema, e por fim, quinta sessão as Considerações Finais. Espera-se enfatizar a importância da linguagem e do letramento na educação infantil, bem como, fomentar discussões sobre os pensamentos de Rousseau em seu livro O Emílio sobre essa etapa de ensino e as ideias apresentadas por ele sobre a educação das crianças de zero a cinco anos de idade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17707_TB4803_01122022085040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DA ROSA LESCANO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "Priscila"
    "autor_email" => "priscilalescano@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho trata-se de um ensaio produzido para avaliação final da disciplina de Educação e Paradigmas do Conhecimento I do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato grosso do Sul da Grande Dourados-UFGD, foi realizado a pedido do professor da disciplina Drº Reinaldo dos Santos, e tem como objetivo relacionar o tema linguagem e letramento na educação infantil com os pensamentos do teórico Jean Jacques Rousseau, (filósofo do iluminismo e um precursor do romantismo) no livro O Emilio ou Da Educação publicado em 1762. Será utilizado como aporte teórico autores que tratam da questão das linguagens e educação infantil: Junqueira Filho (2006, 2011), Goulart e Mello (2005), Baptista (2010) e Morais (2016), e questões referentes ao letramento na pré-escola: Soares (2004) e Silva; Espinosa (2015) dentre outros. O texto é dividido em cinco sessões assim organizadas: primeira sessão a Introdução, segunda sessão a Visão do Tema, onde será discutido a importância do tema: Linguagem e Letramento na educação infantil; terceira sessão o Referencial Teórico no qual as discussões são apoiadas, bem como, quarta sessão o Objeto de Estudo onde são abordados os pensamentos de Rousseau sobre a educação infantil e a relação que esses pensamentos têm com autores trazidos para dialogar com o tema, e por fim, quinta sessão as Considerações Finais. Espera-se enfatizar a importância da linguagem e do letramento na educação infantil, bem como, fomentar discussões sobre os pensamentos de Rousseau em seu livro O Emílio sobre essa etapa de ensino e as ideias apresentadas por ele sobre a educação das crianças de zero a cinco anos de idade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.