Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS, TRELAS E TELAS: CONSTRUINDO A MINHA IDENTIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90022
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3408
    "inscrito_id" => 14384
    "titulo" => "MEMÓRIAS, TRELAS E TELAS: CONSTRUINDO A MINHA IDENTIDADE"
    "resumo" => "Com esta sequência didática pretende-se trabalhar a produção de textos mais coesos e coerentes; oportunizando aos estudantes refletir sobre a língua escrita a partir de situações concretas do dia a dia e sobre sua realidade; descobrindo sua identidade de forma colaborativa e respeitosa. Tendo como público alvo estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, esta proposta oferece estratégias para trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa (leitura e produção dos gêneros textuais Biografia, Autobiografia e Autorretrato), Arte (Artes Visuais, Pintura, Desenho, Autorretrato), História (Resgate da história familiar e da construção da identidade enquanto ser social) e elementos da Cultura Digital (utilizar alguns dispositivos e conteúdos tecnológicos e produzir conhecimentos por meio desses artefatos), todos tendo como norma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Numa abordagem sociointeracionista buscou-se propor o trabalho com o tema da construção da identidade do estudante buscando contribuir para a formação humana crítica do mesmo, com estratégias didáticas variadas, com planejamento interdisciplinar e agrupamentos diversificados dos estudantes. Dessa forma, com o ponto de partida a biografia de Cândido Portinari, são apontadas diversas estratégias e atividades como: leitura deleite (leitura silenciosa, compartilhada); rodas de conversa; estudo das características e produção dos gêneros textuais tipo expositivo, lista, biografia, autobiografia, entrevista; pesquisa na internet; releitura de obras de Portinari e criação de autorretratos; exposição oral; oficinas de criação de vídeos (roteiro, gravação e edição de vídeos). O produto final será a Culminância com a exposição dos autorretratos e das autobiografias em um mural físico e mural virtual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14384_TB3408_28112022151133.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE"
    "autor_email" => "giselle.silva@prof.educ.r"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90022
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3408
    "inscrito_id" => 14384
    "titulo" => "MEMÓRIAS, TRELAS E TELAS: CONSTRUINDO A MINHA IDENTIDADE"
    "resumo" => "Com esta sequência didática pretende-se trabalhar a produção de textos mais coesos e coerentes; oportunizando aos estudantes refletir sobre a língua escrita a partir de situações concretas do dia a dia e sobre sua realidade; descobrindo sua identidade de forma colaborativa e respeitosa. Tendo como público alvo estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, esta proposta oferece estratégias para trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa (leitura e produção dos gêneros textuais Biografia, Autobiografia e Autorretrato), Arte (Artes Visuais, Pintura, Desenho, Autorretrato), História (Resgate da história familiar e da construção da identidade enquanto ser social) e elementos da Cultura Digital (utilizar alguns dispositivos e conteúdos tecnológicos e produzir conhecimentos por meio desses artefatos), todos tendo como norma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Numa abordagem sociointeracionista buscou-se propor o trabalho com o tema da construção da identidade do estudante buscando contribuir para a formação humana crítica do mesmo, com estratégias didáticas variadas, com planejamento interdisciplinar e agrupamentos diversificados dos estudantes. Dessa forma, com o ponto de partida a biografia de Cândido Portinari, são apontadas diversas estratégias e atividades como: leitura deleite (leitura silenciosa, compartilhada); rodas de conversa; estudo das características e produção dos gêneros textuais tipo expositivo, lista, biografia, autobiografia, entrevista; pesquisa na internet; releitura de obras de Portinari e criação de autorretratos; exposição oral; oficinas de criação de vídeos (roteiro, gravação e edição de vídeos). O produto final será a Culminância com a exposição dos autorretratos e das autobiografias em um mural físico e mural virtual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14384_TB3408_28112022151133.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELLE MARIA CARVALHO DA SILVA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GISELLE"
    "autor_email" => "giselle.silva@prof.educ.r"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Com esta sequência didática pretende-se trabalhar a produção de textos mais coesos e coerentes; oportunizando aos estudantes refletir sobre a língua escrita a partir de situações concretas do dia a dia e sobre sua realidade; descobrindo sua identidade de forma colaborativa e respeitosa. Tendo como público alvo estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, esta proposta oferece estratégias para trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa (leitura e produção dos gêneros textuais Biografia, Autobiografia e Autorretrato), Arte (Artes Visuais, Pintura, Desenho, Autorretrato), História (Resgate da história familiar e da construção da identidade enquanto ser social) e elementos da Cultura Digital (utilizar alguns dispositivos e conteúdos tecnológicos e produzir conhecimentos por meio desses artefatos), todos tendo como norma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Numa abordagem sociointeracionista buscou-se propor o trabalho com o tema da construção da identidade do estudante buscando contribuir para a formação humana crítica do mesmo, com estratégias didáticas variadas, com planejamento interdisciplinar e agrupamentos diversificados dos estudantes. Dessa forma, com o ponto de partida a biografia de Cândido Portinari, são apontadas diversas estratégias e atividades como: leitura deleite (leitura silenciosa, compartilhada); rodas de conversa; estudo das características e produção dos gêneros textuais tipo expositivo, lista, biografia, autobiografia, entrevista; pesquisa na internet; releitura de obras de Portinari e criação de autorretratos; exposição oral; oficinas de criação de vídeos (roteiro, gravação e edição de vídeos). O produto final será a Culminância com a exposição dos autorretratos e das autobiografias em um mural físico e mural virtual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.