Com esta sequência didática pretende-se trabalhar a produção de textos mais coesos e coerentes; oportunizando aos estudantes refletir sobre a língua escrita a partir de situações concretas do dia a dia e sobre sua realidade; descobrindo sua identidade de forma colaborativa e respeitosa. Tendo como público alvo estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, esta proposta oferece estratégias para trabalhar os conteúdos de Língua Portuguesa (leitura e produção dos gêneros textuais Biografia, Autobiografia e Autorretrato), Arte (Artes Visuais, Pintura, Desenho, Autorretrato), História (Resgate da história familiar e da construção da identidade enquanto ser social) e elementos da Cultura Digital (utilizar alguns dispositivos e conteúdos tecnológicos e produzir conhecimentos por meio desses artefatos), todos tendo como norma a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Numa abordagem sociointeracionista buscou-se propor o trabalho com o tema da construção da identidade do estudante buscando contribuir para a formação humana crítica do mesmo, com estratégias didáticas variadas, com planejamento interdisciplinar e agrupamentos diversificados dos estudantes. Dessa forma, com o ponto de partida a biografia de Cândido Portinari, são apontadas diversas estratégias e atividades como: leitura deleite (leitura silenciosa, compartilhada); rodas de conversa; estudo das características e produção dos gêneros textuais tipo expositivo, lista, biografia, autobiografia, entrevista; pesquisa na internet; releitura de obras de Portinari e criação de autorretratos; exposição oral; oficinas de criação de vídeos (roteiro, gravação e edição de vídeos). O produto final será a Culminância com a exposição dos autorretratos e das autobiografias em um mural físico e mural virtual.