Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA - TUTORIA ESPECIAL NO ENSINO REMOTO DE ESTUDANTES COM TEA DO CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90847
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4639
    "inscrito_id" => 17027
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA - TUTORIA ESPECIAL NO ENSINO REMOTO DE ESTUDANTES COM TEA DO CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O contexto pandêmico de covid-19 que vivenciamos em 2020, trouxe várias transformações para a educação no mundo todo, evidenciando tanto o desenvolvimento de novas competências, como as dificuldades de se aprender a distância. Apesar das conquistas, um agravante se torna claro quando tratamos da educação inclusiva, que quase não aparece para atender os discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola, já que estes estudantes apesar das suas especificidades de aprendizagem, continuaram sendo avaliados e tendo aulas remotas dentro dos referenciais dos modelos tradicionais de ensino. Assim, este trabalho teve como objetivo trazer um relato de experiência de um tutor no acompanhamento de um estudante com TEA do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, no contexto do ensino remoto, oportunizando entender as diferentes problemáticas educacionais, adaptações e inovações para acompanhar o estudante autista ao longo de dois semestres letivos de ensino remoto. Toda a base teoria a luz do construtivismo, serviu como um dos marcos teóricos utilizados para nortear todas as análises, intervenções e metodologias adaptadas que foram utilizadas nos momentos síncronos e assíncronos de aprendizagem durante os atendimentos de tutoria com o estudante especial. No percurso metodológico desta pesquisa apresentamos do ponto de vista qualitativo descritivo, as nuances que configuraram as análises e adaptação das propostas metodológicas para o acompanhamento do tutorando com TEA ao longo das suas atividades. Os resultados deste relato, demonstram como a adaptação de quatro metodologias usualmente tradicionais (seminários, provas, glossários e trabalhos escritos) foram essenciais para a aprendizagem eficiente de conceitos nos componentes curriculares da graduação, mostrando as nuances, dificuldades e potencialidades para alcançar os objetivos de aprendizagem e as competências para cada disciplina ao longo do semestre, também pontuamos os laços que foram estabelecidos na relação tutor-tutorando para entender de modo plural as diferentes dimensões educativas envolvidas nesse processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17027_TB4639_05102022175206.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS LIMA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS BERNARDO"
    "autor_email" => "mateuslimaif@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90847
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4639
    "inscrito_id" => 17027
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA - TUTORIA ESPECIAL NO ENSINO REMOTO DE ESTUDANTES COM TEA DO CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O contexto pandêmico de covid-19 que vivenciamos em 2020, trouxe várias transformações para a educação no mundo todo, evidenciando tanto o desenvolvimento de novas competências, como as dificuldades de se aprender a distância. Apesar das conquistas, um agravante se torna claro quando tratamos da educação inclusiva, que quase não aparece para atender os discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola, já que estes estudantes apesar das suas especificidades de aprendizagem, continuaram sendo avaliados e tendo aulas remotas dentro dos referenciais dos modelos tradicionais de ensino. Assim, este trabalho teve como objetivo trazer um relato de experiência de um tutor no acompanhamento de um estudante com TEA do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, no contexto do ensino remoto, oportunizando entender as diferentes problemáticas educacionais, adaptações e inovações para acompanhar o estudante autista ao longo de dois semestres letivos de ensino remoto. Toda a base teoria a luz do construtivismo, serviu como um dos marcos teóricos utilizados para nortear todas as análises, intervenções e metodologias adaptadas que foram utilizadas nos momentos síncronos e assíncronos de aprendizagem durante os atendimentos de tutoria com o estudante especial. No percurso metodológico desta pesquisa apresentamos do ponto de vista qualitativo descritivo, as nuances que configuraram as análises e adaptação das propostas metodológicas para o acompanhamento do tutorando com TEA ao longo das suas atividades. Os resultados deste relato, demonstram como a adaptação de quatro metodologias usualmente tradicionais (seminários, provas, glossários e trabalhos escritos) foram essenciais para a aprendizagem eficiente de conceitos nos componentes curriculares da graduação, mostrando as nuances, dificuldades e potencialidades para alcançar os objetivos de aprendizagem e as competências para cada disciplina ao longo do semestre, também pontuamos os laços que foram estabelecidos na relação tutor-tutorando para entender de modo plural as diferentes dimensões educativas envolvidas nesse processo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17027_TB4639_05102022175206.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS LIMA BERNARDO"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS BERNARDO"
    "autor_email" => "mateuslimaif@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O contexto pandêmico de covid-19 que vivenciamos em 2020, trouxe várias transformações para a educação no mundo todo, evidenciando tanto o desenvolvimento de novas competências, como as dificuldades de se aprender a distância. Apesar das conquistas, um agravante se torna claro quando tratamos da educação inclusiva, que quase não aparece para atender os discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola, já que estes estudantes apesar das suas especificidades de aprendizagem, continuaram sendo avaliados e tendo aulas remotas dentro dos referenciais dos modelos tradicionais de ensino. Assim, este trabalho teve como objetivo trazer um relato de experiência de um tutor no acompanhamento de um estudante com TEA do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba, no contexto do ensino remoto, oportunizando entender as diferentes problemáticas educacionais, adaptações e inovações para acompanhar o estudante autista ao longo de dois semestres letivos de ensino remoto. Toda a base teoria a luz do construtivismo, serviu como um dos marcos teóricos utilizados para nortear todas as análises, intervenções e metodologias adaptadas que foram utilizadas nos momentos síncronos e assíncronos de aprendizagem durante os atendimentos de tutoria com o estudante especial. No percurso metodológico desta pesquisa apresentamos do ponto de vista qualitativo descritivo, as nuances que configuraram as análises e adaptação das propostas metodológicas para o acompanhamento do tutorando com TEA ao longo das suas atividades. Os resultados deste relato, demonstram como a adaptação de quatro metodologias usualmente tradicionais (seminários, provas, glossários e trabalhos escritos) foram essenciais para a aprendizagem eficiente de conceitos nos componentes curriculares da graduação, mostrando as nuances, dificuldades e potencialidades para alcançar os objetivos de aprendizagem e as competências para cada disciplina ao longo do semestre, também pontuamos os laços que foram estabelecidos na relação tutor-tutorando para entender de modo plural as diferentes dimensões educativas envolvidas nesse processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.