Sabemos que a tecnologia vem colaborando para o processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas de conhecimento e na área da educação especial e inclusiva não seria diferente. Neste sentido, a escrita deste artigo partiu da seguinte problemática: Quais os recursos que a Tecnologia Assistiva e a Comunicação Alternativa traz como possibilidades para melhorar a prática docente em sala de aula e colaborar no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência? Contudo, percebe-se que muitos professores apresentam algumas dificuldades em desenvolver uma prática docente inovadora, dinâmica e criativa para construção de espaços escolares acolhedores, humanizados e inclusivos que possam contribuir efetivamente na formação dos alunos e alunas com deficiência visando assim, fortalecer uma aprendizagem significativa. Nesta visão, o objetivo principal desta pesquisa é, compreender a importância dos recursos da Tecnologia Assistiva e da Comunicação Alternativa para a aprendizagem dos alunos e alunas que apresentam limitações em sala de aula e de como ajudam no preparo, na capacitação e na ação prática dos professores. Diante disto, este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa do tipo bibliográfica das teorias de BERSCH (2009); THIERS (1995); ALMIRALL (2001) e MORAN (2021) e de uma pesquisa de natureza qualitativa em escolas que utilizam os diferentes recursos da TA. Neste contexto, acredita-se que as tecnologias assistivas e a comunicação alternativa foram pensadas e criadas para ajudar na condução das pessoas que apresentam qualquer tipo de limitação reduzindo as dificuldades postas em suas vidas.