REPRESENTANTES DE TURMA, MEDIAÇÃO E INTERLOCUÇÃO ENTRE OS ATORES DA COMUNIDADE ACADÊMICA: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90355 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3958 "inscrito_id" => 14287 "titulo" => "REPRESENTANTES DE TURMA, MEDIAÇÃO E INTERLOCUÇÃO ENTRE OS ATORES DA COMUNIDADE ACADÊMICA: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO" "resumo" => "Introdução: O diálogo é fonte de compromisso ético, colaborativo e democrático ao representar os anseios e necessidades da comunidade acadêmica nas Instituições de Ensino Superior. Objetivo: Descrever a proposta pedagógica do curso de extensão Representantes de turma, mediação e interlocução entre os atores da comunidade acadêmico, desenvolvido no Centro Universitário Euro-Americano, por meio da ação entre Núcleo de Apoio Discente e docente (NADD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no calendário acadêmico de 2021. Método: A trajetória metodológica considerou a abordagem investigativa qualitativa através da análise do plano do curso, dos fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido na Plataforma Moodle do curso e o estudo bibliográfico. Resultados: A formação ofertada aos representantes de turma dos cursos de graduação superior permite a abertura de espaços para posturas relativas à mediação de conflitos, o debate de opiniões, o diálogo democrático, a ênfase nas boas relações e o atendimento de necessidades específicas do cenário local. Conclusões: A relevância do estudo consiste em destacar a necessidade de ações articuladas no âmbito universitário que possibilitem a escolha de diferentes interações e perspectivas dos atores escolares para dinamizar a solução de problemas. Ademais, os resultados indicam que a formação dos representantes de turma, sobretudo os desdobramentos do acompanhamento psicopedagógico e a avaliação institucional entre NADD e CPA são capazes de possibilitar melhorias na qualidade que favoreçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14287_TB3958_01122022160427.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELICA INÊS MIOTTO" "autor_nome_curto" => "ANGELICA" "autor_email" => "angelmiotto@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90355 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3958 "inscrito_id" => 14287 "titulo" => "REPRESENTANTES DE TURMA, MEDIAÇÃO E INTERLOCUÇÃO ENTRE OS ATORES DA COMUNIDADE ACADÊMICA: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO" "resumo" => "Introdução: O diálogo é fonte de compromisso ético, colaborativo e democrático ao representar os anseios e necessidades da comunidade acadêmica nas Instituições de Ensino Superior. Objetivo: Descrever a proposta pedagógica do curso de extensão Representantes de turma, mediação e interlocução entre os atores da comunidade acadêmico, desenvolvido no Centro Universitário Euro-Americano, por meio da ação entre Núcleo de Apoio Discente e docente (NADD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no calendário acadêmico de 2021. Método: A trajetória metodológica considerou a abordagem investigativa qualitativa através da análise do plano do curso, dos fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido na Plataforma Moodle do curso e o estudo bibliográfico. Resultados: A formação ofertada aos representantes de turma dos cursos de graduação superior permite a abertura de espaços para posturas relativas à mediação de conflitos, o debate de opiniões, o diálogo democrático, a ênfase nas boas relações e o atendimento de necessidades específicas do cenário local. Conclusões: A relevância do estudo consiste em destacar a necessidade de ações articuladas no âmbito universitário que possibilitem a escolha de diferentes interações e perspectivas dos atores escolares para dinamizar a solução de problemas. Ademais, os resultados indicam que a formação dos representantes de turma, sobretudo os desdobramentos do acompanhamento psicopedagógico e a avaliação institucional entre NADD e CPA são capazes de possibilitar melhorias na qualidade que favoreçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14287_TB3958_01122022160427.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELICA INÊS MIOTTO" "autor_nome_curto" => "ANGELICA" "autor_email" => "angelmiotto@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }