SILVA, Antonio Carlos Souza Da. Política pública na educação inclusiva. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88926>. Acesso em: 22/11/2024 21:44
A pesquisa traz para a discussão a importância das políticas públicas em favor da educação inclusiva e como esse mecanismo garantirá igualdade e direitos a todas as crianças especiais, deficientes e ouvintes. O artigo é pensado a partir da área de concentração Educação, escola e políticas públicas e ao mesmo tempo observamos e refletirmos como essas políticas públicas vem implementando avanço na educação inclusiva, pois elas são fundamentais para garantir e possibilitar uma educação mais justa e igualitária para todos os alunos sem disparidades quaisquer. É indubitável salientar que a educação especial e a Educação Inclusiva passaram por um contexto histórico bastante de incerteza e de segregação, mas que conseguiram uma ressignificação no âmbito educacional graças às ações das políticas públicas que vem engendrando condições favoráveis para a educação inclusivas. O estudo foi pensado a partir de uma metodologia de base qualitativa e bibliográfica, cujo referencial teórico foi embasado em artigos e periódicos publicados em meios escritos e eletrônicos. A pesquisa teve a contribuição de teóricos que iluminaram o estudo acerca da importância das políticas públicas na educação inclusiva tais como: Baptista (2008), Habermas (1998), Ribas (1994), Unesco (2005), Padilha (2004), Brasil (2008), Salamanca (1994), Sassaki (1999), Mantoan, (1997), Mazzotta (1982), Vieira (2007), que contribuíram para a reflexão das políticas públicas sobre a educação inclusiva e Fonseca (2002), Gil (2007), triviños (1987). A educação inclusiva teve muito avanço nos últimos anos devido às discussões suscitadas pelas políticas públicas, porém, todavia, os desafios a seres enfrentados são grandes na educação e para que a educação inclusiva seja valorizada e respeitada no âmbito educacional e que haja igualdade no processo de ensino aprendizagem dos alunos sem preconceitos e exclusão das crianças especiais em sala de aula e ao mesmo tempo garantir o acesso à educação a todas as crianças especiais, surdas, deficientes e ouvintes numa aprendizagem ambivalente que todos os alunos aprendam sem distorção e descriminação.