EXPERIÊNCIA, CINEMA E SUJEITO: ANÁLISE DE FILMES NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR NO PROJETO DE EXTENSÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90936 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4780 "inscrito_id" => 17418 "titulo" => "EXPERIÊNCIA, CINEMA E SUJEITO: ANÁLISE DE FILMES NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR NO PROJETO DE EXTENSÃO" "resumo" => "Entendendo como o mundo atualmente encontra-se em constante processo de globalização, e que, os processos pedagógicos formativos estão, também, em contínua mudança, são múltiplas fontes para o estudo e prática da Pedagogia. Na corrente do positivismo os documentos legítimos para o estudo da Pedagogia eram os textos escritos de primeira ordem na esfera da objetividade científica distante de uma construção subjetiva do sujeito. O objetivo do positivismo era produzir um conhecimento apartado das determinações sociais e evitando qualquer tipo de movimento interpretativo do sujeito reflexivo. O movimento da nova história vai basear-se em múltiplas possibilidades de fontes e documentos silenciados pelo paradigma tradicional positivista. Fotografia, filme, poesia e outros serão relacionados na nova perspectiva histórica e pedagógica. O presente artigo estimula o pensamento reflexivo, tratando-se do olhar para além do fenômeno e desafiando a perspectiva crítica cinematográfica contemporânea. Portanto, compreende-se que ambos estão interligados de forma que complementam-se, no seguimento da educação superior. O objetivo principal do artigo refere-se à incitação dos estudantes para com a observação analítica das obras cinematográficas propostas pelo projeto de Extensão, tais quais: Coringa (2019) e Sicko (2007), que dialogam acerca de questões atuais e emergentes. A metodologia utilizada foi da pesquisa participante virtual, viabilizando o aprofundamento teórico e sua relação com os filmes devidamente escolhidos e analisados antecipadamente. Uma classificação temática do material classificado e interpretado e um confronto das informações dos filmes com os respectivos temas o que permite que o estudante possa atentar-se à respeito de sua função social e de sua realidade. Os resultados foram considerados satisfatórios, tendo em vista que os encontros ocorreram de forma remota e puderam proporcionar aos estudantes extensionistas e seu orientador um ambiente de diálogo seguro e aberto, com auxílio de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto e concepções sólidas levantadas pelos envolvidos" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17418_TB4780_01122022105857.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA LAVÍNIA FARIAS ROCHA" "autor_nome_curto" => "LARA ROCHA" "autor_email" => "larafariasrocha@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90936 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4780 "inscrito_id" => 17418 "titulo" => "EXPERIÊNCIA, CINEMA E SUJEITO: ANÁLISE DE FILMES NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR NO PROJETO DE EXTENSÃO" "resumo" => "Entendendo como o mundo atualmente encontra-se em constante processo de globalização, e que, os processos pedagógicos formativos estão, também, em contínua mudança, são múltiplas fontes para o estudo e prática da Pedagogia. Na corrente do positivismo os documentos legítimos para o estudo da Pedagogia eram os textos escritos de primeira ordem na esfera da objetividade científica distante de uma construção subjetiva do sujeito. O objetivo do positivismo era produzir um conhecimento apartado das determinações sociais e evitando qualquer tipo de movimento interpretativo do sujeito reflexivo. O movimento da nova história vai basear-se em múltiplas possibilidades de fontes e documentos silenciados pelo paradigma tradicional positivista. Fotografia, filme, poesia e outros serão relacionados na nova perspectiva histórica e pedagógica. O presente artigo estimula o pensamento reflexivo, tratando-se do olhar para além do fenômeno e desafiando a perspectiva crítica cinematográfica contemporânea. Portanto, compreende-se que ambos estão interligados de forma que complementam-se, no seguimento da educação superior. O objetivo principal do artigo refere-se à incitação dos estudantes para com a observação analítica das obras cinematográficas propostas pelo projeto de Extensão, tais quais: Coringa (2019) e Sicko (2007), que dialogam acerca de questões atuais e emergentes. A metodologia utilizada foi da pesquisa participante virtual, viabilizando o aprofundamento teórico e sua relação com os filmes devidamente escolhidos e analisados antecipadamente. Uma classificação temática do material classificado e interpretado e um confronto das informações dos filmes com os respectivos temas o que permite que o estudante possa atentar-se à respeito de sua função social e de sua realidade. Os resultados foram considerados satisfatórios, tendo em vista que os encontros ocorreram de forma remota e puderam proporcionar aos estudantes extensionistas e seu orientador um ambiente de diálogo seguro e aberto, com auxílio de metodologias ativas no desenvolvimento do Projeto e concepções sólidas levantadas pelos envolvidos" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17418_TB4780_01122022105857.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA LAVÍNIA FARIAS ROCHA" "autor_nome_curto" => "LARA ROCHA" "autor_email" => "larafariasrocha@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }