PELA ESTRADA PEDAGÓGICA - REFLEXÕES SOBRE O DESAFIO INTERMODAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA DISCIPLINA DE TRANSPORTE URBANO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89576 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2877 "inscrito_id" => 13980 "titulo" => "PELA ESTRADA PEDAGÓGICA - REFLEXÕES SOBRE O DESAFIO INTERMODAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA DISCIPLINA DE TRANSPORTE URBANO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL" "resumo" => "A presente proposta investigativa teve por objetivo discutir, sob a perspectiva da observação participante e do relato de experiência de uma docente, a trajetória de inspiração, composição, execução, inquietações, incertezas e avaliação do evento Desafio Intermodal, concepção pedagógica aplicada na disciplina de Transportes urbanos no curso de Bacharelado em Engenharia Civil, um componente curricular iminentemente teórico, sob a perspectiva dos princípios das metodologias de aprendizagem ativa, mais especificamente a Aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa desenvolvida classifica-se como exploratória, de natureza qualitativa e sua análise e discussão baseada na observação participante, no relato de experiência (RE) da docente titular e dados primários coletados sobre uma atividade avaliativa formativa. Os alunos matriculados participaram do planejamento à execução da proposta do Desafio Intermodal, parametrizando a realização das etapas do evento, categorias de participantes e resultados obtidos com os conceitos teóricos da disciplina de Transportes Urbanos. Além dos registros de participação, atividades desenvolvidas pelos discentes ao longo da disciplina e da proposta do desafio intermodal, a docente titular da disciplina também utilizou uma avaliação formativa com uma seleção de questões de concursos públicos sobre o tema de Transportes urbanos, como uma forma de se certificar sobre o aprendizado dos alunos, os quais obtiveram êxito em média em 80% das questões. A avaliação da docente e dos discentes sobre a estruturação da metodologia de desenvolvimento da aprendizagem foi positiva, dados os registros de atendimento das expectativas de entendimento e apreensão do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13980_TB2877_01122022075216.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVA MARIA CAMPOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EVA CAMPOS" "autor_email" => "eva.pereira@ifpb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89576 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2877 "inscrito_id" => 13980 "titulo" => "PELA ESTRADA PEDAGÓGICA - REFLEXÕES SOBRE O DESAFIO INTERMODAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA NA DISCIPLINA DE TRANSPORTE URBANO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL" "resumo" => "A presente proposta investigativa teve por objetivo discutir, sob a perspectiva da observação participante e do relato de experiência de uma docente, a trajetória de inspiração, composição, execução, inquietações, incertezas e avaliação do evento Desafio Intermodal, concepção pedagógica aplicada na disciplina de Transportes urbanos no curso de Bacharelado em Engenharia Civil, um componente curricular iminentemente teórico, sob a perspectiva dos princípios das metodologias de aprendizagem ativa, mais especificamente a Aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa desenvolvida classifica-se como exploratória, de natureza qualitativa e sua análise e discussão baseada na observação participante, no relato de experiência (RE) da docente titular e dados primários coletados sobre uma atividade avaliativa formativa. Os alunos matriculados participaram do planejamento à execução da proposta do Desafio Intermodal, parametrizando a realização das etapas do evento, categorias de participantes e resultados obtidos com os conceitos teóricos da disciplina de Transportes Urbanos. Além dos registros de participação, atividades desenvolvidas pelos discentes ao longo da disciplina e da proposta do desafio intermodal, a docente titular da disciplina também utilizou uma avaliação formativa com uma seleção de questões de concursos públicos sobre o tema de Transportes urbanos, como uma forma de se certificar sobre o aprendizado dos alunos, os quais obtiveram êxito em média em 80% das questões. A avaliação da docente e dos discentes sobre a estruturação da metodologia de desenvolvimento da aprendizagem foi positiva, dados os registros de atendimento das expectativas de entendimento e apreensão do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13980_TB2877_01122022075216.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVA MARIA CAMPOS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "EVA CAMPOS" "autor_email" => "eva.pereira@ifpb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }