Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE JOGO PARA INTRODUZIR O CONTEÚDO “TABELA PERIÓDICA” NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE PEDRINHAS, IPANGUAÇU/RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90380
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3992
    "inscrito_id" => 15524
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGO PARA INTRODUZIR O CONTEÚDO “TABELA PERIÓDICA” NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE PEDRINHAS, IPANGUAÇU/RN"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal analisar a utilização “Uno de Mendeleeve” como alternativa de introdução ao conteúdo de Tabela Periódica aos estudantes da Escola Municipal Francisco Soares da Costa, localizada na comunidade de Pedrinhas no município de Ipanguaçu-RN. O jogo conta com 127 cartas, complementando com uma aula sobre o assunto. A aplicação, por sua vez, contou com a participação dos alunos da turma do 9º ano da escola citada. De acordo com os resultados obtidos, pode-se perceber que a utilização do lúdico em sala de aula é de suma importância, pois com a aplicação do jogo ficou nítida a empolgação para aprender um conteúdo que por eles ainda era desconhecido. Assim sendo, é visível a adoção e confecção de jogos lúdicos para o melhoramento no rendimento acadêmico dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15524_TB3992_02092022101625.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR LIMA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "joaovictor04022000@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90380
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3992
    "inscrito_id" => 15524
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGO PARA INTRODUZIR O CONTEÚDO “TABELA PERIÓDICA” NO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE PEDRINHAS, IPANGUAÇU/RN"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo principal analisar a utilização “Uno de Mendeleeve” como alternativa de introdução ao conteúdo de Tabela Periódica aos estudantes da Escola Municipal Francisco Soares da Costa, localizada na comunidade de Pedrinhas no município de Ipanguaçu-RN. O jogo conta com 127 cartas, complementando com uma aula sobre o assunto. A aplicação, por sua vez, contou com a participação dos alunos da turma do 9º ano da escola citada. De acordo com os resultados obtidos, pode-se perceber que a utilização do lúdico em sala de aula é de suma importância, pois com a aplicação do jogo ficou nítida a empolgação para aprender um conteúdo que por eles ainda era desconhecido. Assim sendo, é visível a adoção e confecção de jogos lúdicos para o melhoramento no rendimento acadêmico dos discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15524_TB3992_02092022101625.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR LIMA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "joaovictor04022000@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a utilização “Uno de Mendeleeve” como alternativa de introdução ao conteúdo de Tabela Periódica aos estudantes da Escola Municipal Francisco Soares da Costa, localizada na comunidade de Pedrinhas no município de Ipanguaçu-RN. O jogo conta com 127 cartas, complementando com uma aula sobre o assunto. A aplicação, por sua vez, contou com a participação dos alunos da turma do 9º ano da escola citada. De acordo com os resultados obtidos, pode-se perceber que a utilização do lúdico em sala de aula é de suma importância, pois com a aplicação do jogo ficou nítida a empolgação para aprender um conteúdo que por eles ainda era desconhecido. Assim sendo, é visível a adoção e confecção de jogos lúdicos para o melhoramento no rendimento acadêmico dos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.