A presente pesquisa, que ainda está em andamento, tem como objetivo investigar a representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil e aprimorar o cotidiano de uma escola de Educação Infantil, da rede pública de ensino, do município de Lajeado/RS, por meio da representação do olhar das crianças. Para alcançar o objetivo proposto, analisaram-se, com base na técnica da Análise do Discurso (BARDIN, 2012), as informações oriundas dos seguintes instrumentos de coleta de dados: grupos focais e entrevistas individuais com os professores; rodas de conversas, filmagens, fotografias e desenhos com as crianças. O referencial teórico sustenta-se nas ideias que Barbosa (2006), Sarmento (2003), Cruz (2008), entre outros, que defendem a importância de a escola de Educação Infantil reconhecer a criança como sujeito social e atuante, produtora mais do que receptora de cultura. Com base em análises preliminares, pode-se evidenciar um grande potencial nas escolas de Educação Infantil que estruturam suas propostas pedagógicas e práticas docentes considerando a participação das crianças no cotidiano escolar.