As habilidades que o Pensamento Computacional compreende são configuradas como fundamentais para o ser humano no século XXI, uma vez que este está diretamente relacionado a análise do comportamento humano, a elaboração de sistemas e a resolução de problemas. Nesse âmbito, órgãos essenciais para a educação brasileira reconhecem a importância do Pensamento Computacional para a sociedade, entretanto, o ensino de tais conceitos ainda é exíguo na educação brasileira, sobretudo, nas regiões em desenvolvimento e territorialmente afastadas das grandes metrópoles do país. Sob esse viés, foi planejado e executado, no agreste potiguar, um projeto de extensão com o objetivo de estimular o desenvolvimento desse conhecimento em estudantes advindos do Ensino Fundamental II de diversas escolas da região supracitada. Além disso, visando contribuir para o alcance de tal objetivo, foi elaborada uma apostila que abrange conceitos teóricos da lógica da programação e orientações acerca da utilização prática do Scratch, bem como da criação de jogos nesta plataforma. Os resultados obtidos com o presente trabalho mostram que essa iniciativa foi eficaz e proveitosa em propiciar aos participantes as habilidades referentes à lógica da programação, algoritmos e desenvolvimento de jogos a partir da plataforma Scratch, além de se mostrar igualmente competente no processo de democratização desse conhecimento.