A prática de mindfulness, atenção plena, embora pouco utilizada no Brasil em âmbito escolar, pode trazer incontáveis avanços para o desenvolvimento educacional brasileiro. Diante disso, a grande questão sobre essa temática diz respeito à constante exigência de atenção em sala de aula por parte dos educandos, ao mesmo tempo que ainda não existe suporte pedagógico para o cumprimento de tamanha exigência. Nesse contexto, a pesquisa a seguir trata da possibilidade e necessidade de ensinar como se tornar mais consciente desde a infância. Nessa perspectiva, este trabalho tem por finalidade analisar a introdução e relevância da prática de mindfulness no contexto educacional. Desse modo, foi utilizado como metodologia uma revisão integrativa de literatura na qual constatou-se que tal prática trouxe inúmeros benefícios para os estudantes. Ademais, essa prática, entendida como técnica para uns e meio de vida para outros, apresenta resultados significativos em relação à diminuição do estresse e ansiedade em discentes. Além disso, fatos como: a melhoria do desenvolvimento acadêmico, relações interpessoais, bem-estar, o crescimento da autorrealização e autorregulação das emoções e diminuição da depressão também ganham destaque quando se trata dos resultados positivos desse exercício inserido no ambiente escolar. Portanto, conclui-se que a implementação de mindfulness nas escolas proporciona condição e qualidade de aprendizagem a partir do desenvolvimento psicológico e emocional mais saudável.