Esse trabalho decorre das observações e da regência das aulas realizada no período da disciplina de estágio supervisionado I, II, III e IV tanto no ensino fundamental, como também no ensino médio. O estudo tem como objetivo mostrar a realidade, os problemas e os desafios que os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da rede pública enfrentaram no ensino remoto e posteriormente no híbrido e nesse momento presencial, bem como expor a realidade que muitos professores tiveram que se adaptar e os mais diversos empecilhos vivenciados durante esse período. Os métodos utilizados nesse estudo consistiram em analisar o presenciado durante a prática da sala de aula, pois ao vivenciar os desafios que o ensino remoto impôs dentro do ensino básico, se tornou notório que o ensino e a aprendizagem de matemática seriam prejudicados por muitos fatores que ocorriam como a falta de acesso a tecnologia, preparo e formação para o ensino nesse período e os métodos adotados para ministrar as aulas. O trabalho se justifica por apresentar o vivenciado e o observado durante as aulas remotas assim como o modelo que surgiu nos meses finais do ano de 2021 e inicio de 2022 o híbrido e posteriormente presencial, expondo os modelos de ensino, as metodologias e os recursos utilizado nas aulas.