PROJETO INTEGRADOR SOBRE RESÍDOS ELETRO-ELTRÔNICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90879 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4695 "inscrito_id" => 9242 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR SOBRE RESÍDOS ELETRO-ELTRÔNICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE" "resumo" => "A metodologia do Projeto Integrador (PI) está prevista no projeto pedagógicos da instituição e ensino e no curso de licenciatura em formação pedagógica em educação básica, técnica e tecnológica é posta em prática no terceiro período do estágio docente curricular. O PI foi desenvolvido em grupo, porém o presente resumo contempla o relato de experiência da ótica de um dos professores-estudantes. O tema escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi a sensibilização ambiental (REE) a partir de campanhas educativas sobre a destinação adequada dos resíduos-eletroeletrônicos 9. O trabalho foi baseado no desenvolvimento das inteligências múltiplas de Gardner, por meio da liberdade para criação de material educativa em vários formatos. As áreas envolvidas foram o meio ambiente e o uso dos recursos digitais da informática. Foram empregadas metodologias ativas que propiciassem o protagonismo dos alunos e menor intervenção dos estagiários docentes. Foram realizados encontros presenciais por meio de oficinas, foram elaboração materiais teóricos para o aprofundamento do tema dos REE, disponibilizados tutoriais de uso de tecnologias digitais e oportunizada a tutoria por meio assíncrono. O resultado obtido demonstrou a criatividade e interesse dos alunos, a criação de portfólio ambiental educativo sobre REE e o interesse pelo profissional envolvido, gerando uma entrevista para outra disciplina do curso. Dessa forma, foi estabelecida uma prática docente afetiva e agregadora, tanto para o docente estudante e os alunos do curso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID9242_TB4695_26092022212754.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONETE CRISTINA DE ARAÚJO FERREIRA MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEONETE CRISTIN" "autor_email" => "leonete.cristina@ufersa.e" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90879 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4695 "inscrito_id" => 9242 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR SOBRE RESÍDOS ELETRO-ELTRÔNICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE" "resumo" => "A metodologia do Projeto Integrador (PI) está prevista no projeto pedagógicos da instituição e ensino e no curso de licenciatura em formação pedagógica em educação básica, técnica e tecnológica é posta em prática no terceiro período do estágio docente curricular. O PI foi desenvolvido em grupo, porém o presente resumo contempla o relato de experiência da ótica de um dos professores-estudantes. O tema escolhido para o desenvolvimento do trabalho foi a sensibilização ambiental (REE) a partir de campanhas educativas sobre a destinação adequada dos resíduos-eletroeletrônicos 9. O trabalho foi baseado no desenvolvimento das inteligências múltiplas de Gardner, por meio da liberdade para criação de material educativa em vários formatos. As áreas envolvidas foram o meio ambiente e o uso dos recursos digitais da informática. Foram empregadas metodologias ativas que propiciassem o protagonismo dos alunos e menor intervenção dos estagiários docentes. Foram realizados encontros presenciais por meio de oficinas, foram elaboração materiais teóricos para o aprofundamento do tema dos REE, disponibilizados tutoriais de uso de tecnologias digitais e oportunizada a tutoria por meio assíncrono. O resultado obtido demonstrou a criatividade e interesse dos alunos, a criação de portfólio ambiental educativo sobre REE e o interesse pelo profissional envolvido, gerando uma entrevista para outra disciplina do curso. Dessa forma, foi estabelecida uma prática docente afetiva e agregadora, tanto para o docente estudante e os alunos do curso." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID9242_TB4695_26092022212754.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONETE CRISTINA DE ARAÚJO FERREIRA MEDEIROS SILVA" "autor_nome_curto" => "LEONETE CRISTIN" "autor_email" => "leonete.cristina@ufersa.e" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }