A compreensão das operações de somar e subtrair é fundamental na apropiação de habilidades básicas na aprendizagem de Matemática, pensando nisto, este artigo apresenta um relato de experiência na aprendizagem de adição e subtração propiciada por uma abordagem com o Jogo dos Dados pautada na Aprendizagem Baseada em Jogos, visando promover a aprendizagem por meio do desenvolvimento cognitivo através da interação e de aspectos significantes como o envolvimento com o conteúdo, a motivação e a colaboração. Considerando que o jogo é fato mais antigo que a cultura e trata-se de uma atividade biológica que possui função significante podendo despertar processos internos de desenvolvimento oportunizados pela interação, à medida que a criança é posta em situações interativas. Observamos que a experiência mostrou-se exitosa, à medida que, oportunizou às crianças a aprendizagem dos conceitos matemáticos referentes ao cálculo mental com as operações de adição e subtração, enquanto refletiam sobre possibilidades e estratégias de resolução em interação com seus pares, colaborando para o desenvolvimento da equipe e fazendo uso de seus conhecimentos prévios, apresentando-se como uma possibilidade para abordagens crítico-reflexivas da Matemática. Com isto, o presente artigo destaca o papel dos jogos na abordagem dos conteúdos da Matemática das crianças em idade escolar, que por tratar-se de um elemento constituinte e natural da vida humana, pode propiciar situações que permitam seu desenvolvimento cognitivo.