VIDAL, Odaléa Feitosa. Os estudantes de pedagogia e o interesse pela docência. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/90823>. Acesso em: 13/11/2024 08:15
O presente estudo propôs-se a analisar as concepções dos estudantes de Pedagogia de uma Universidade Pública no Nordeste acerca da docência, bem como compreender o interesse pelo curso e o exercício da profissão, realizada através de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram 40 estudantes em fase de conclusão de curso. Foi aplicado com os estudantes um questionário semiestruturado que investigava concepções acerca da docência, avaliação da escolha do curso de licenciatura e o interesse para o exercício da profissão docente. Os dados foram tratados com análise de conteúdo baseada em Bardin (2010). Dentre os principais resultados, observou-se que os estudantes compreendem a relevância do professor para a sociedade, mas enfatizaram a desvalorização e precarização da profissão docente, o que reverberou sobre a insatisfação com a escolha do curso ou a escolha por falta de opção, por inúmeros fatores. Manifestaram o interesse em exercer a profissão e fazer a diferença na sala de aula. O que possibilitou considerar que, embora o compromisso social do professor contribua de forma significativa para a admiração da profissão, essa constatação não consegue a permanência nessa carreira, o que aponta a necessidade e urgência na valorização a profissão a partir de condições de trabalho e salarial.