Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEATRO FEMINISTA: ALCANCES EDUCATIVOS PARA A EQUIDADE ENTRE GÊNEROS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89623
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2935
    "inscrito_id" => 15536
    "titulo" => "TEATRO FEMINISTA: ALCANCES EDUCATIVOS PARA A EQUIDADE ENTRE GÊNEROS"
    "resumo" => "Investigando a respeito dos efeitos educativos que o teatro pode vir a reverberar socialmente, mesmo que seu objetivo não seja “conteudista”, este trabalho busca analisar, a partir do caráter essencialmente teatral, como espetáculos de cunho feministas auxiliam na competência crítica-reflexiva do/a espectador/a podendo vir a empoderar e emancipar sujeitos apreciadores desta arte cênica. Para tanto, a partir da experiência estética e sinestésica provocada pelo teatro, buscamos responder: como espetáculos produzidos e protagonizados por mulheres são capazes de provocar transformações sócio-político educativas? Assim, retomaremos à educação em seu sentido primeiro da palavra “educare”, significante de conduzir o ser humano do espaço privado ao público; e tendo o teatro, vindo do grego “theatron”, significante de lugar de onde se vê, capaz de, em um espaço comunitário, proporcionar ao público liberdade crítica, analítica, reflexiva. Acerca disso, dialogaremos com as teorias freireanas e brechtianas sobre a educação política e o teatro político, respectivamente, ancoradas na Pedagogia do Espectador de Desgranges (2001). Este artigo trata-se de uma pesquisa em andamento, logo, os resultados seguem em desenvolvimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15536_TB2935_10082022122040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULLYANA MARIA MOREIRA JULIÃO"
    "autor_nome_curto" => "JULLYANA JULIÃO"
    "autor_email" => "jullyana.juliao.114@ufrn."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89623
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2935
    "inscrito_id" => 15536
    "titulo" => "TEATRO FEMINISTA: ALCANCES EDUCATIVOS PARA A EQUIDADE ENTRE GÊNEROS"
    "resumo" => "Investigando a respeito dos efeitos educativos que o teatro pode vir a reverberar socialmente, mesmo que seu objetivo não seja “conteudista”, este trabalho busca analisar, a partir do caráter essencialmente teatral, como espetáculos de cunho feministas auxiliam na competência crítica-reflexiva do/a espectador/a podendo vir a empoderar e emancipar sujeitos apreciadores desta arte cênica. Para tanto, a partir da experiência estética e sinestésica provocada pelo teatro, buscamos responder: como espetáculos produzidos e protagonizados por mulheres são capazes de provocar transformações sócio-político educativas? Assim, retomaremos à educação em seu sentido primeiro da palavra “educare”, significante de conduzir o ser humano do espaço privado ao público; e tendo o teatro, vindo do grego “theatron”, significante de lugar de onde se vê, capaz de, em um espaço comunitário, proporcionar ao público liberdade crítica, analítica, reflexiva. Acerca disso, dialogaremos com as teorias freireanas e brechtianas sobre a educação política e o teatro político, respectivamente, ancoradas na Pedagogia do Espectador de Desgranges (2001). Este artigo trata-se de uma pesquisa em andamento, logo, os resultados seguem em desenvolvimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15536_TB2935_10082022122040.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULLYANA MARIA MOREIRA JULIÃO"
    "autor_nome_curto" => "JULLYANA JULIÃO"
    "autor_email" => "jullyana.juliao.114@ufrn."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Investigando a respeito dos efeitos educativos que o teatro pode vir a reverberar socialmente, mesmo que seu objetivo não seja “conteudista”, este trabalho busca analisar, a partir do caráter essencialmente teatral, como espetáculos de cunho feministas auxiliam na competência crítica-reflexiva do/a espectador/a podendo vir a empoderar e emancipar sujeitos apreciadores desta arte cênica. Para tanto, a partir da experiência estética e sinestésica provocada pelo teatro, buscamos responder: como espetáculos produzidos e protagonizados por mulheres são capazes de provocar transformações sócio-político educativas? Assim, retomaremos à educação em seu sentido primeiro da palavra “educare”, significante de conduzir o ser humano do espaço privado ao público; e tendo o teatro, vindo do grego “theatron”, significante de lugar de onde se vê, capaz de, em um espaço comunitário, proporcionar ao público liberdade crítica, analítica, reflexiva. Acerca disso, dialogaremos com as teorias freireanas e brechtianas sobre a educação política e o teatro político, respectivamente, ancoradas na Pedagogia do Espectador de Desgranges (2001). Este artigo trata-se de uma pesquisa em andamento, logo, os resultados seguem em desenvolvimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.