PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ALFABETIZAÇÃO: REALIDADES E INQUIETAÇÕES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90877 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4690 "inscrito_id" => 14919 "titulo" => "PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ALFABETIZAÇÃO: REALIDADES E INQUIETAÇÕES" "resumo" => "A diversidade está presente no ambiente escolar. Seu público é composto por diferentes crianças, com subjetividades e especificidades que precisam de um olhar atento para identificar suas necessidades de aprendizagem, visando integrar os discentes e respeitar suas demandas individuais. No entanto, a realidade das práticas inclusivas nas escolas brasileiras, mais especificamente, nas salas de aula de alfabetização, são dispares e revelam as realidades e inquietações perceptíveis nesse contexto. Nessa perspectiva, o professor exerce um papel de facilitador e de mediador do processo inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento de seu aluno. Nesse caminho, o presente trabalho tem como objetivo investigar sobre as realidades e inquietações que cercam as práticas inclusivas na alfabetização considerando publicações científicas sobre o assunto. Como percurso da pesquisa, traçou-se uma trajetória metodológica amparada em uma revisão sistematizada de literatura. Para tal, efetuou-se um levantamento de artigos publicados entre os anos de 2018 e 2022, nas plataformas de bases de dados Google Acadêmico e SciELO. Foram adotados critérios de inclusão e exclusão para seleção dos trabalhos acadêmicos alvo da análise. Após esse processo, realizou-se uma reflexão a partir do corpus organizado e obteve-se dados que fundamentassem a discussão sobre as realidades e as inquietações que estão presentes em turmas de alfabetização quando se trata de práticas inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14919_TB4690_26092022151409.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DOS SANTOS FLORENTINO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "carolinesfbarros@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90877 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4690 "inscrito_id" => 14919 "titulo" => "PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ALFABETIZAÇÃO: REALIDADES E INQUIETAÇÕES" "resumo" => "A diversidade está presente no ambiente escolar. Seu público é composto por diferentes crianças, com subjetividades e especificidades que precisam de um olhar atento para identificar suas necessidades de aprendizagem, visando integrar os discentes e respeitar suas demandas individuais. No entanto, a realidade das práticas inclusivas nas escolas brasileiras, mais especificamente, nas salas de aula de alfabetização, são dispares e revelam as realidades e inquietações perceptíveis nesse contexto. Nessa perspectiva, o professor exerce um papel de facilitador e de mediador do processo inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento de seu aluno. Nesse caminho, o presente trabalho tem como objetivo investigar sobre as realidades e inquietações que cercam as práticas inclusivas na alfabetização considerando publicações científicas sobre o assunto. Como percurso da pesquisa, traçou-se uma trajetória metodológica amparada em uma revisão sistematizada de literatura. Para tal, efetuou-se um levantamento de artigos publicados entre os anos de 2018 e 2022, nas plataformas de bases de dados Google Acadêmico e SciELO. Foram adotados critérios de inclusão e exclusão para seleção dos trabalhos acadêmicos alvo da análise. Após esse processo, realizou-se uma reflexão a partir do corpus organizado e obteve-se dados que fundamentassem a discussão sobre as realidades e as inquietações que estão presentes em turmas de alfabetização quando se trata de práticas inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14919_TB4690_26092022151409.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE DOS SANTOS FLORENTINO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "carolinesfbarros@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }