Este artigo visa discutir o espaço ocupado – no ensino básico brasileiro - pelos autores clássicos da sociologia. A pertinência dessa discussão nos leva a refletir, também, outras questões como: quais autores da sociologia são apresentados como clássicos nos livros didáticos? qual a relevância de estudar os clássicos da sociologia no Ensino Básico? qual a influência das disciplinas de Teoria Clássica – ministradas nas licenciaturas de sociologia - em relação ao ensino da sociologia na educação básica? A partir dessas questões buscamos discutir sobre a importância de se constituir uma formação sólida por parte dos docentes da sociologia em relação aos autores reconhecidos como clássicos e precursores da referida ciência, a saber: Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim. O caminho metodológico adotado neste trabalho tem como norte a pesquisa bibliográfica sobre as produções que discutem a importância dos teóricos clássicos que tiveram destaque na fundação da sociologia. Como resultados, destacamos como imperioso a multiplicação do debate - nos departamentos dos cursos de Sociologia e Ciências Sociais – sobre como as licenciaturas desses cursos tem investido no aprofundamento teórico dos autores clássicos da sociologia e de como esse exame pode se desdobrar nos materiais didáticos da sociologia no ensino básico.