Uma educação inclusiva deve pautar-se no respeito à valorização das diferenças ao buscar o pleno desenvolvimento de todos os estudantes, independentemente de suas especificidades. Entretanto, observa-se que as instituições escolares almejam a média em seus discentes e, desse modo, silenciam os que apresentam potenciais elevados. Neste cenário, encontram-se as pessoas com altas habilidades ou superdotação, caracterizadas como aquelas que apresentam uma ou mais habilidades acima da média nas seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Além disso, a criatividade e altos índices de envolvimento com tarefas de seu interesse são inerentes à sua condição. Perante o exposto, os alunos com altas habilidades ou superdotação compõe o público atendido pela Educação Especial, a qual busca o seu pleno desenvolvimento. Este trabalho visa analisar aspectos relacionados às altas habilidades ou superdotação por meio da obra fílmica The art of getting by, em português "A arte da conquista". Para essa análise empreendeu-se embasamentos na literatura especializada da área. Concluiu-se que, apesar da obra apresentar-se em contexto escolar diferente ao brasileiro, as atitudes de educadores voltados aos estudantes que apresentam altas habilidades ou superdotação se assemelham em ambos os contextos, os quais são impeditivos à sua identificação na escola e ao desenvolvimento das capacidades sobressalentes.