TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UM ESTUDO ACERCA DE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89180 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2392 "inscrito_id" => 14540 "titulo" => "TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UM ESTUDO ACERCA DE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Neste estudo objetivamos analisar as concepções prévias dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio acerca do conceito de Transformações Químicas. Assim, compreendemos que atualmente o ensino de Química deve subsidiar os educandos da educação básica a compreenderem a importância deles agirem forma crítica e reflexiva, sobretudo, que saibam que a contextualização é uma forma de compreender os conceitos químicos e suas múltiplas aplicações e implicações na sociedade, a partir de uma ótica social, cultural, ambiental e política. Assim, adotamos uma investigação de caráter qualitativo e de natureza interventiva, uma vez que se propôs analisar os dados (a escrita dos participantes) de forma descritiva e interpretativa, fazendo o uso de questionários abertos. A pesquisa foi aplicada em uma turma da 1° série do Ensino Médio, que apresentava em média 35 alunos, porém apenas 33 alunos participaram da pesquisa, identificados por letras e números (E1, E2...), a turma foi escolhida devido a disponibilidade. O questionário para análise das concepções prévias dos estudantes é composto por sete perguntas subjetivas, as quais deveriam ser respondidas pelos alunos de acordo com os seus conhecimentos sobre a temática, sendo necessária a apresentação da justificativa para as respostas. Acerca das análises dos dados as respostas aos questionários foram avaliadas em quatro categorias: respostas satisfatórias (RS), respostas pouco satisfatórias (RPS), respostas não satisfatórias (RNS) e não responderam (NR). Tendo em vista as respostas analisadas, percebe-se que os alunos apresentam dificuldades em distinguir alguns conceitos químicos, como por exemplo, relacionar a mudança de estados físicos, com a mudança de matéria, assim como dificuldades em desenvolver suas ideias e explicações. Ademais, nota-se que apesar das dificuldades, eles conseguem identificar fenômenos no cotidiano e relacioná-los com a química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14540_TB2392_30112022142954.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE SOARES LEITE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycelima069@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89180 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2392 "inscrito_id" => 14540 "titulo" => "TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UM ESTUDO ACERCA DE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Neste estudo objetivamos analisar as concepções prévias dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio acerca do conceito de Transformações Químicas. Assim, compreendemos que atualmente o ensino de Química deve subsidiar os educandos da educação básica a compreenderem a importância deles agirem forma crítica e reflexiva, sobretudo, que saibam que a contextualização é uma forma de compreender os conceitos químicos e suas múltiplas aplicações e implicações na sociedade, a partir de uma ótica social, cultural, ambiental e política. Assim, adotamos uma investigação de caráter qualitativo e de natureza interventiva, uma vez que se propôs analisar os dados (a escrita dos participantes) de forma descritiva e interpretativa, fazendo o uso de questionários abertos. A pesquisa foi aplicada em uma turma da 1° série do Ensino Médio, que apresentava em média 35 alunos, porém apenas 33 alunos participaram da pesquisa, identificados por letras e números (E1, E2...), a turma foi escolhida devido a disponibilidade. O questionário para análise das concepções prévias dos estudantes é composto por sete perguntas subjetivas, as quais deveriam ser respondidas pelos alunos de acordo com os seus conhecimentos sobre a temática, sendo necessária a apresentação da justificativa para as respostas. Acerca das análises dos dados as respostas aos questionários foram avaliadas em quatro categorias: respostas satisfatórias (RS), respostas pouco satisfatórias (RPS), respostas não satisfatórias (RNS) e não responderam (NR). Tendo em vista as respostas analisadas, percebe-se que os alunos apresentam dificuldades em distinguir alguns conceitos químicos, como por exemplo, relacionar a mudança de estados físicos, com a mudança de matéria, assim como dificuldades em desenvolver suas ideias e explicações. Ademais, nota-se que apesar das dificuldades, eles conseguem identificar fenômenos no cotidiano e relacioná-los com a química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14540_TB2392_30112022142954.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE SOARES LEITE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycelima069@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }