Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UM ESTUDO ACERCA DE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89180
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2392
    "inscrito_id" => 14540
    "titulo" => "TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UM ESTUDO ACERCA DE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste estudo objetivamos analisar as concepções prévias dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio acerca do conceito de Transformações Químicas. Assim, compreendemos que atualmente o ensino de Química deve subsidiar os educandos da educação básica a compreenderem a importância deles agirem forma crítica e reflexiva, sobretudo, que saibam que a contextualização é uma forma de compreender os conceitos químicos e suas múltiplas aplicações e implicações na sociedade, a partir de uma ótica social, cultural, ambiental e política. Assim, adotamos uma investigação de caráter qualitativo e de natureza interventiva, uma vez que se propôs analisar os dados (a escrita dos participantes) de forma descritiva e interpretativa, fazendo o uso de questionários abertos. A pesquisa foi aplicada em uma turma da 1° série do Ensino Médio, que apresentava em média 35 alunos, porém apenas 33 alunos participaram da pesquisa, identificados por letras e números (E1, E2...), a turma foi escolhida devido a disponibilidade. O questionário para análise das concepções prévias dos estudantes é composto por sete perguntas subjetivas, as quais deveriam ser respondidas pelos alunos de acordo com os seus conhecimentos sobre a temática, sendo necessária a apresentação da justificativa para as respostas. Acerca das análises dos dados as respostas aos questionários foram avaliadas em quatro categorias: respostas satisfatórias (RS), respostas pouco satisfatórias (RPS), respostas não satisfatórias (RNS) e não responderam (NR). Tendo em vista as respostas analisadas, percebe-se que os alunos apresentam dificuldades em distinguir alguns conceitos químicos, como por exemplo, relacionar a mudança de estados físicos, com a mudança de matéria, assim como dificuldades em desenvolver suas ideias e explicações. Ademais, nota-se que apesar das dificuldades, eles conseguem identificar fenômenos no cotidiano e relacioná-los com a química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14540_TB2392_30112022142954.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE SOARES LEITE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joycelima069@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89180
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2392
    "inscrito_id" => 14540
    "titulo" => "TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: UM ESTUDO ACERCA DE CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste estudo objetivamos analisar as concepções prévias dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio acerca do conceito de Transformações Químicas. Assim, compreendemos que atualmente o ensino de Química deve subsidiar os educandos da educação básica a compreenderem a importância deles agirem forma crítica e reflexiva, sobretudo, que saibam que a contextualização é uma forma de compreender os conceitos químicos e suas múltiplas aplicações e implicações na sociedade, a partir de uma ótica social, cultural, ambiental e política. Assim, adotamos uma investigação de caráter qualitativo e de natureza interventiva, uma vez que se propôs analisar os dados (a escrita dos participantes) de forma descritiva e interpretativa, fazendo o uso de questionários abertos. A pesquisa foi aplicada em uma turma da 1° série do Ensino Médio, que apresentava em média 35 alunos, porém apenas 33 alunos participaram da pesquisa, identificados por letras e números (E1, E2...), a turma foi escolhida devido a disponibilidade. O questionário para análise das concepções prévias dos estudantes é composto por sete perguntas subjetivas, as quais deveriam ser respondidas pelos alunos de acordo com os seus conhecimentos sobre a temática, sendo necessária a apresentação da justificativa para as respostas. Acerca das análises dos dados as respostas aos questionários foram avaliadas em quatro categorias: respostas satisfatórias (RS), respostas pouco satisfatórias (RPS), respostas não satisfatórias (RNS) e não responderam (NR). Tendo em vista as respostas analisadas, percebe-se que os alunos apresentam dificuldades em distinguir alguns conceitos químicos, como por exemplo, relacionar a mudança de estados físicos, com a mudança de matéria, assim como dificuldades em desenvolver suas ideias e explicações. Ademais, nota-se que apesar das dificuldades, eles conseguem identificar fenômenos no cotidiano e relacioná-los com a química."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14540_TB2392_30112022142954.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE SOARES LEITE DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE"
    "autor_email" => "joycelima069@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Neste estudo objetivamos analisar as concepções prévias dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio acerca do conceito de Transformações Químicas. Assim, compreendemos que atualmente o ensino de Química deve subsidiar os educandos da educação básica a compreenderem a importância deles agirem forma crítica e reflexiva, sobretudo, que saibam que a contextualização é uma forma de compreender os conceitos químicos e suas múltiplas aplicações e implicações na sociedade, a partir de uma ótica social, cultural, ambiental e política. Assim, adotamos uma investigação de caráter qualitativo e de natureza interventiva, uma vez que se propôs analisar os dados (a escrita dos participantes) de forma descritiva e interpretativa, fazendo o uso de questionários abertos. A pesquisa foi aplicada em uma turma da 1° série do Ensino Médio, que apresentava em média 35 alunos, porém apenas 33 alunos participaram da pesquisa, identificados por letras e números (E1, E2...), a turma foi escolhida devido a disponibilidade. O questionário para análise das concepções prévias dos estudantes é composto por sete perguntas subjetivas, as quais deveriam ser respondidas pelos alunos de acordo com os seus conhecimentos sobre a temática, sendo necessária a apresentação da justificativa para as respostas. Acerca das análises dos dados as respostas aos questionários foram avaliadas em quatro categorias: respostas satisfatórias (RS), respostas pouco satisfatórias (RPS), respostas não satisfatórias (RNS) e não responderam (NR). Tendo em vista as respostas analisadas, percebe-se que os alunos apresentam dificuldades em distinguir alguns conceitos químicos, como por exemplo, relacionar a mudança de estados físicos, com a mudança de matéria, assim como dificuldades em desenvolver suas ideias e explicações. Ademais, nota-se que apesar das dificuldades, eles conseguem identificar fenômenos no cotidiano e relacioná-los com a química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.