Neste estudo objetivamos analisar as concepções prévias dos estudantes da 1ª série do Ensino Médio acerca do conceito de Transformações Químicas. Assim, compreendemos que atualmente o ensino de Química deve subsidiar os educandos da educação básica a compreenderem a importância deles agirem forma crítica e reflexiva, sobretudo, que saibam que a contextualização é uma forma de compreender os conceitos químicos e suas múltiplas aplicações e implicações na sociedade, a partir de uma ótica social, cultural, ambiental e política. Assim, adotamos uma investigação de caráter qualitativo e de natureza interventiva, uma vez que se propôs analisar os dados (a escrita dos participantes) de forma descritiva e interpretativa, fazendo o uso de questionários abertos. A pesquisa foi aplicada em uma turma da 1° série do Ensino Médio, que apresentava em média 35 alunos, porém apenas 33 alunos participaram da pesquisa, identificados por letras e números (E1, E2...), a turma foi escolhida devido a disponibilidade. O questionário para análise das concepções prévias dos estudantes é composto por sete perguntas subjetivas, as quais deveriam ser respondidas pelos alunos de acordo com os seus conhecimentos sobre a temática, sendo necessária a apresentação da justificativa para as respostas. Acerca das análises dos dados as respostas aos questionários foram avaliadas em quatro categorias: respostas satisfatórias (RS), respostas pouco satisfatórias (RPS), respostas não satisfatórias (RNS) e não responderam (NR). Tendo em vista as respostas analisadas, percebe-se que os alunos apresentam dificuldades em distinguir alguns conceitos químicos, como por exemplo, relacionar a mudança de estados físicos, com a mudança de matéria, assim como dificuldades em desenvolver suas ideias e explicações. Ademais, nota-se que apesar das dificuldades, eles conseguem identificar fenômenos no cotidiano e relacioná-los com a química.