REPENSANDO O TEMA DA SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO DIDÁTICA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90822 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4604 "inscrito_id" => 17212 "titulo" => "REPENSANDO O TEMA DA SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO DIDÁTICA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Baseando-se na proposição da BNCC que orienta, a nível de ensino médio, ser necessário discutir sobre temáticas vinculadas a questões que os preocupam ou instigam sua curiosidade, com ênfase naquelas que tiverem maior repercussão entre os estudantes, compreende-se ser fundamental abordar a temática da sexualidade, uma vez que o tema é recorrente entre adolescentes por causa da descoberta do corpo e a banalização, que pode acontecer por desconhecimento ao tema, referente ao sexo. Assim, este trabalho – através de uma sequência didática cujo foco é a leitura – objetiva despertar nos alunos um olhar mais crítico e amadurecido acerca da sexualidade. Frente a isso, Mendonça e Bunzen (2013) defendem ser papel da escola possibilitar, por meio da divulgação científica, a análise crítico-reflexiva acerca das práticas sociais e de linguagem; conforme afirma Elliot (1991), a visão artístico-literária tem a capacidade de ampliar nossa consciência e apurar nossa sensibilidade; Bearzoti (1994) discute, numa lógica psicanalítica, a respeito da sexualidade como energia vital presente desde o desenvolvimento infantil até o ato sexual como sublimação; Faros (1998) discute o eros como um tabu na sociedade e na escola; por fim, também foi utilizada a cartilha sobre educação sexual na escola da Unesco (2010). Os procedimentos metodológicos foram: (1) pesquisa bibliográfica; (2) pesquisa de textos para compor a sequência didática; (3) composição do material didático. Portanto, promover um olhar crítico sobre a temática instiga a busca por informações necessárias, importantes e benéficas ao bem-estar social e à sua saúde dos estudantes, promovendo a construção crítica dos estudantes enquanto sujeitos sociais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17212_TB4604_01122022224337.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "ealvesferreira8@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90822 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4604 "inscrito_id" => 17212 "titulo" => "REPENSANDO O TEMA DA SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: UMA APLICAÇÃO DIDÁTICA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Baseando-se na proposição da BNCC que orienta, a nível de ensino médio, ser necessário discutir sobre temáticas vinculadas a questões que os preocupam ou instigam sua curiosidade, com ênfase naquelas que tiverem maior repercussão entre os estudantes, compreende-se ser fundamental abordar a temática da sexualidade, uma vez que o tema é recorrente entre adolescentes por causa da descoberta do corpo e a banalização, que pode acontecer por desconhecimento ao tema, referente ao sexo. Assim, este trabalho – através de uma sequência didática cujo foco é a leitura – objetiva despertar nos alunos um olhar mais crítico e amadurecido acerca da sexualidade. Frente a isso, Mendonça e Bunzen (2013) defendem ser papel da escola possibilitar, por meio da divulgação científica, a análise crítico-reflexiva acerca das práticas sociais e de linguagem; conforme afirma Elliot (1991), a visão artístico-literária tem a capacidade de ampliar nossa consciência e apurar nossa sensibilidade; Bearzoti (1994) discute, numa lógica psicanalítica, a respeito da sexualidade como energia vital presente desde o desenvolvimento infantil até o ato sexual como sublimação; Faros (1998) discute o eros como um tabu na sociedade e na escola; por fim, também foi utilizada a cartilha sobre educação sexual na escola da Unesco (2010). Os procedimentos metodológicos foram: (1) pesquisa bibliográfica; (2) pesquisa de textos para compor a sequência didática; (3) composição do material didático. Portanto, promover um olhar crítico sobre a temática instiga a busca por informações necessárias, importantes e benéficas ao bem-estar social e à sua saúde dos estudantes, promovendo a construção crítica dos estudantes enquanto sujeitos sociais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17212_TB4604_01122022224337.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLIDA ALVES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ÉLIDA" "autor_email" => "ealvesferreira8@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }