Apresentam-se neste espaço a releitura dos resultados de uma pesquisa de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), realizada com 13 professoras que atuaram, no ano de 2020, no I e II Período da Educação Infantil, e nas classes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Adotou como referencial metodológico a pesquisa qualitativa e os estudos sobre formação do professor que ensina matemática na Educação Básica, além das orientações curriculares contidas na BNCC para o eixo de Estatística. Essa releitura teve por objetivo identificar as contribuições da pesquisa para a formação continuada das professoras por meio da parceria entre a pós-graduação e a Educação Básica e indicou que a pesquisa, constituiu-se como formação pedagógica do mestrando e integrou-se à formação matemática, proporcionada pelo PROFMAT; a visão do mestrando sobre a atividade profissional do professor que atua na Educação Básica foi ampliada; o trabalho do mestrando como coordenador pedagógico da área de Matemática foi aperfeiçoado e, ainda, a ação das professoras formadoras do PROFMAT, ao refletir sobre os impactos na formação do mestrando e na formação continuada dos professores, provocou uma sensibilização e motivou a continuidade do trabalho em parceria com professores da Educação Básica.