Esta pesquisa ressalta o estudo acerca dos cantinhos das salas de referência, no viés de cantinhos decorativos ou ambientes, espaços que educam. Nesse contexto, objetivou-se analisar como eles se constituem dentro das salas de referência em turmas de Educação Infantil. Levantou-se estudos sobre a distinção entre espaços e ambientes educadores que também aborda os cantinhos e sua funcionalidade na rotina das crianças; assim como verificou-se a relação da organização dos cantinhos com a promoção do protagonismo da criança. A pesquisa é de natureza básica, abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, foi desenvolvida no município de Itapipoca com turmas da Educação Infantil, através de questionário aplicado com professores da etapa. Teve como procedimentos técnicos pesquisa bibliográfica e de campo. Diante da pesquisa realizada, percebeu-se que os cantinhos, em sua maioria são pensados e produzidos pelo professor, com participação da criança em atividades, geralmente, dirigidas. Constatou-se ainda que já inicia-se uma mudança nessa produção somente pelo professor, notando-se a participação mais efetiva das crianças em alguns contextos. Também há, mas ainda timidamente, professores que observam, pesquisam e promovem cantinhos de acordo com o interesse da criança, onde ela participa de maneira autônoma. Em suma, percebeu-se que muitos cantinhos ainda são usados, como decoração da sala, pouco havendo interação das crianças nesses espaços, tampouco promovendo seu protagonismo. Revelando na organização do espaço a concepção de criança dos participantes, concepção, merecedora de atenção e formação continuada para ampliação da visão sobre a etapa.