A Educação Infantil marca o início do processo de educação escolar das crianças, um momento marcado pelo convívio com outros indivíduos longe do seio familiar, sendo necessário estratégias diversificadas para proporcionar o desenvolvimento das habilidades inerentes a essa etapa de forma prazerosa. Nesse sentido, a formação inicial precisa contemplar a formação de competências de modo que o docente inicie a sua carreira com o conhecimento necessário para atuar nesse cenário. O presente trabalho busca compreender o processo pelo qual os professores da Educação Infantil, desenvolvem atividades em sala de aula a partir da utilização de recursos lúdicos, como uma ferramenta facilitadora para o processo de ensino aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, realizou-se uma pesquisa exploratória, no qual foi adotado uma abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da análise da aplicação do questionário, com docentes da Educação Infantil recentemente formados e ingressos no mercado de trabalho. Inicialmente, se-buscou descrever a relevância e influência do lúdico no desenvolvimento infantil embasados nos estudos de Friedmann (1998), Kishimoto (1999), Fantacholi, (2011) e Oliveira (2012), após a análise e interpretação dos dados coletados, revelou-se que na Educação Infantil, os professores procuram utilizar estratégias de ensino que tornem o lúdico o caminho para a aprendizagem, sendo utilizados para auxiliar as crianças a reconhecer, compreender e construir conhecimento. Assim, ao buscar novos métodos de ensino, quanto mais espaços e estratégias, amparados na ludicidade, mais felizes, espontâneas, criativas, autônomas e emocionais, as crianças vai revelando a importância do lúdico ao ser abordado desde o processo de formação inicial do professor, formando as competências necessárias para a profissionalização da atuação como professor da Educação Infantil, com a capacidade de responder de forma consciente as peculiaridades dessa etapa da educação básica.