O objetivo deste texto é refletir sobre as práticas de letramento de dois professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de identificar a relação entre as concepções teóricas de língua/linguagem e de texto que direcionam as práticas de leitura e escrita no contexto escolar. Para tanto, o estudo encontra-se fundamentado teoricamente nos estudos de: Soares (2003; 2004; 2010) acerca da alfabetização e de letramento; Street (1984; 2013; 2014), Kleiman (1995, 2007), Rojo (2008; 2009; 2010; 2012; 2015), Terra (2013), Monterani (2012) em relação às práticas de letramento no contexto escolar; Travaglia (2006), Koch (2002, 2006), Doretto e Beloti (2011) e de Gomes (2010, 2014) acerca das concepções teóricas de língua/linguagem e do ensino de língua materna; Marcuschi (2008, 2010) no que diz respeito à abordagem dos gêneros textuais, dentre outros. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado (em andamento) que segue um viés etnográfico para investigar as práticas de letramento de professores com relação à abordagem dos gêneros textuais. Para a discussão deste texto serão apresentados dados parciais coletados por meio da aplicação de questionários (via google forms), em diálogo com a observação participante e com os registros de alguns eventos de letramento. A partir da análise dos dados parciais coletados é possível dizer que as práticas de letramento dos professores de Língua Portuguesa envolvem a abordagem de uma diversidade de gêneros textuais que circulam na esfera escolar. No entanto, há indícios de que, a concepção de linguagem como instrumento de comunicação norteia as práticas pedagógicas desses dois professores, tendo em vista que o ensino de língua materna é direcionado para o estudo das formas linguísticas e dos aspectos estruturais dos textos.