Ao iniciar o seu processo educacional no ambiente escolar, a criança na etapa da Educação Infantil passa a ter algumas experiências que a ajudarão no seu desenvolvimento a partir de seus vários aspectos, estes referem-se ao processo de socialização, expressão das emoções, afeto, sobretudo o movimento, como responsável pelo amadurecimento físico a partir do corpo. Esta discussão é um recorte de um trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo central conhecer publicações que dão destaque a importância da relação entre psicomotricidade e ritmo musical para uma proposta da Educação Infantil. A pesquisa se constituiu através de um levantamento bibliográfico, citando autores que refletiram sobre a importância do ritmo aliado ao movimento, entre eles destacam-se: Freitas, Nascimento e Silva, Taborda e Silva, Passos e Cesário. Para além disso, buscou-se refletir sobre as possíveis dinâmicas lúdicas prazerosas através da música e movimento, levando em conta os laços que podem ser criados entre professor e aluno sob o olhar e orientação do psicopedagogo. Alguns dos principais resultados se referem a importância da música como suporte ao amadurecimento cognitivo, ritmo musical e movimento como meio de desenvolvimento sociocultural da criança, papel da instituição escolar como responsável por promover momentos de interações lúdicas.