O presente trabalho tem como interesse junto às práticas no Ensino de Ciências, propor uma maneira adequada de refletir, manusear e utilizar diferentes tipos de resíduos sólidos através da compostagem fortalecendo a preservação do meio ambiente e contribuindo, de maneira significativa no processo voltado para a agricultura familiar numa perspectiva de Educação Ambiental. Desta forma incentiva educandos das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de Galinhos/RN, zona rural a desenvolver um projeto de pesquisa, ação e reflexão sobre desperdício, uso e reaproveitamento de resíduos orgânicos da própria comunidade onde participam diretamente deste processo demonstrando suas habilidades desenvolvendo passo a passo o processo de compostagem. Trata-se de um relato de experiência de ensino no qual se utilizou de pesquisa, com discussão do tema compostagem, através da construção de composteira caseira e observação dos processos ocorridos, foi realizado na residência dos educandos, refletindo sobre o impacto do desperdício e desta forma conseguimos alcançar os resultados que traz a conscientização de evitar o desperdício e o reaproveitamento da matéria sólida (adubo e fertilizante) como alternativa para o cultivo de plantas. Assim este trabalho fortalece o compromisso na preservação do meio ambiente além de propiciar uma alternativa aos agricultores da comunidade objetivando e com a finalidade de expandir esse estudo e proposta de trabalho as demais famílias desta comunidade.