Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O AMOR COMO PRINCÍPIO EPISTEMOLÓGICO EM PAULO FREIRE, HUMBERTO MATURANA E BELL HOOKS: POR UMA EDUCAÇÃO DA AMOROSIDADE

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

É preciso falar de amor em tempos de tantas contradições, polaridades e necessidades de mudanças paradigmáticas principalmente na educação. Este texto é uma amostra das reflexões e prática pedagógica de um seminário temático no curso de Pedagogia da UFPB - Campus Bananeiras, sobre as epistemologias do amor. O objetivo da temática foi apresentar e discutir com os educandos e educandas a categoria amorosidade e como podemos fundamentá-la e vivenciá-la nas aulas. Com Paulo Freire e sua Pedagogia Libertadora, nos compreendemos como seres de relações conosco e com o outro para juntos em comunhão superarmos a opressão e nos entendermos como seres de emoções. Dialogando com Humberto Maturana e seus conhecimentos da biologia vai nos apresentar como seres de cooperação e não de competição fabricado pela sociedade do consumo. E Bell Hooks nos convida a vivermos uma ética amorosa, no sentido de nos conectarmos uns com os outros, através de valores da dimensão do amor: de cuidado, compromisso, confiança, respeito na vida cotidiana. Como metodologia das aulas, nos inspiramos nos círculos de cultura, na mediação de aulas dialogadas iniciadas pela leitura de mundo e sensibilização através de músicas, poesias e filmes. A avaliação faz parte de todo processo, sendo relevante toda participação comunicativa que supere a cultura do silêncio em sala de aula, das aprendizagens cognitivas e por todas as sensações partilhadas, estímulos à escrita de diários de estudo, elaboração de seminários coletivamente e produção de artigos na sistematização do conhecimento científico. Os objetivos foram alcançados, alguns educandos superaram as expectativas, pois quando descobrimos que precisamos do corpo todo para aprender, vamos desenvolvendo os sentidos e ampliando nossa leitura de mundo com as partilhas das percepções coletivas.

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