São muitos os textos, obras e pesquisas voltadas para a formação inicial do professor e do desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Com relação à formação inicial, parece ainda estarmos engatinhando a chegar a um bom curso de licenciatura, na intenção de que realmente este profissional em formação conclua seu curso sentindo-se pronto e preparado para o exercício de sua vida profissional. Pensando nas questões sobre formação inicial do professor de Matemática e construção de seu desenvolvimento profissional, tive a oportunidade de ministrar um componente curricular (disciplina) de primeiro período (semestre) intitulado Matemática Ensino-Aprendizagem no curso de Licenciatura em Matemática, Campus Campina Grande da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, na qual atuo. Criei um grupo de leitura e debates para este componente curricular de primeiro período, que se dá no ingresso de novos professores de Matemática em formação. O grupo teve como objetivo a leitura e debate da obra Para Aprender Matemática de Lorenzato (2010). Cada turma tendo, por volta, 30 graduandos, totalizando em 60 professores de Matemática em formação inicial. As leituras se deram de forma individual. A cada semana debatíamos em aula (remota) os capítulos lidos. Durante o componente curricular ocorreram grandes debates e reflexões sobre a profissão, sobre o desenvolvimento profissional, sobre a Matemática a ser ensinada e aprendida, sobre nossa educação brasileira em geral, sobre as condições de trabalho e sobre nossa educação matemática. Temas e questões estas enfatizadas por Ponte (2005, 2014) e Brocardo (2003). Considero de grande êxito o processo do componente curricular como um todo. O engajamento dos professores de Matemática em formação inicial foi extremo, tendo alguns deles apenas 17, 18 anos de idade.