O Ensino de Ciências baseado na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), traz grandes possibilidades e ao mesmo tempo reflexões quanto à prática metodológica em diferentes níveis de ensino. Desta maneira, a capacidade de inserir um modelo de desenvolvimento construindo uma nova cultura baseada em valores sustentáveis e sociais depende fundamentalmente da instituição como um todo, desde adequações na grade curricular até a preparação dos jovens para enfrentarem os desafios da sociedade contemporânea. Assim, a prática de ensino por meio da contextualização converge com a abordagem CTSA, uma vez que instiga o estudante a questionar para transformar a sua realidade, buscando de forma autônoma possíveis soluções através da investigação, da reflexão e decidindo qual a melhor resolução para o problema apresentado. Neste sentido, o presente artigo tem como principal objetivo apresentar os resultados obtidos com a implementação de uma proposta didática aplicada aos estudantes do Ensino Médio Profissionalizante do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Paraíso do Tocantins do IFTO. O método proposto para o desenvolvimento da proposta foi a pesquisa participativa que incluiu além de atividades e ações interdisciplinares das áreas de exatas e humanas, ações de cunho social trabalhadas durante as aulas regulares e extraclasses ao longo do semestre. Os resultados apresentados constataram que por meio da abordagem CTSA houve uma maior integração da comunidade escolar. E quanto à aprendizagem, despertou nos estudantes o cuidado com o meio ambiente por meio de ações voltadas às questões sociais, fundamentais para um bom convívio social e profissional.