A IMPORTÂNCIA DAS AVES PARA O AMBIENTE: ECOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO DE ENSINO “TU QUE TANTO ANDA NO MUNDO, SABIÁ”.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89685 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3008 "inscrito_id" => 15011 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AVES PARA O AMBIENTE: ECOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO DE ENSINO “TU QUE TANTO ANDA NO MUNDO, SABIÁ”." "resumo" => "Este trabalho apresenta e discute ecos de estudantes a respeito da importância das aves para o ambiente, expressos em atividades realizadas no âmbito do projeto de ensino “Tu que tanto anda no mundo, sabiá”, que envolve a observação de aves e é realizado no contraturno, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública federal, situada na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, partimos da premissa de que é urgente a discussão das questões relacionadas à temática socioambiental e que a Educação Ambiental (EA) é um meio para que possamos refletir e transformar, sobretudo, a nossa relação utilitarista com a natureza da qual fazemos parte, relação essa que, como já apontam autores como Gerd Bornheim e Ailton Krenak, contribuem para a visão dicotômica (ser humano e natureza) e, consequentemente, para a sua degradação. Diante disso, vimos na observação de aves uma oportunidade para buscarmos transformar essa relação predatória, pelo potencial das aves em nos provocar encantamento, conexão com o meio, além de estarem disponíveis na maioria dos ambientes. Em atividades realizadas com as crianças em período de ensino remoto, identificamos, nas 33 atividades entregues, que as crianças expressaram alguns ecos a respeito da importância das aves que evidenciaram, entre outros aspectos, a ideia de codependência entre as formas de vida existentes em nosso planeta, além de uma percepção estética da presença das aves no ambiente. Tais ecos nos suscitaram para a necessidade de cada vez mais pensarmos uma EA que se preocupe em transformar a relação entre ser humano e natureza nas diferentes dimensões, pautada pelos preceitos de uma EA crítica, que não hierarquiza saberes e que reconheça que ações individuais são importantes, mas, sobretudo, é necessário também problematizar o modo de produção capitalista, bem como as desigualdades existentes em nosso mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15011_TB3008_21102022114946.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE SAMIRA BECARI NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "liliane_samira@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89685 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3008 "inscrito_id" => 15011 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AVES PARA O AMBIENTE: ECOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO DE ENSINO “TU QUE TANTO ANDA NO MUNDO, SABIÁ”." "resumo" => "Este trabalho apresenta e discute ecos de estudantes a respeito da importância das aves para o ambiente, expressos em atividades realizadas no âmbito do projeto de ensino “Tu que tanto anda no mundo, sabiá”, que envolve a observação de aves e é realizado no contraturno, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública federal, situada na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, partimos da premissa de que é urgente a discussão das questões relacionadas à temática socioambiental e que a Educação Ambiental (EA) é um meio para que possamos refletir e transformar, sobretudo, a nossa relação utilitarista com a natureza da qual fazemos parte, relação essa que, como já apontam autores como Gerd Bornheim e Ailton Krenak, contribuem para a visão dicotômica (ser humano e natureza) e, consequentemente, para a sua degradação. Diante disso, vimos na observação de aves uma oportunidade para buscarmos transformar essa relação predatória, pelo potencial das aves em nos provocar encantamento, conexão com o meio, além de estarem disponíveis na maioria dos ambientes. Em atividades realizadas com as crianças em período de ensino remoto, identificamos, nas 33 atividades entregues, que as crianças expressaram alguns ecos a respeito da importância das aves que evidenciaram, entre outros aspectos, a ideia de codependência entre as formas de vida existentes em nosso planeta, além de uma percepção estética da presença das aves no ambiente. Tais ecos nos suscitaram para a necessidade de cada vez mais pensarmos uma EA que se preocupe em transformar a relação entre ser humano e natureza nas diferentes dimensões, pautada pelos preceitos de uma EA crítica, que não hierarquiza saberes e que reconheça que ações individuais são importantes, mas, sobretudo, é necessário também problematizar o modo de produção capitalista, bem como as desigualdades existentes em nosso mundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15011_TB3008_21102022114946.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE SAMIRA BECARI NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LILIANE" "autor_email" => "liliane_samira@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }