Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS AVES PARA O AMBIENTE: ECOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO DE ENSINO “TU QUE TANTO ANDA NO MUNDO, SABIÁ”.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89685
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3008
    "inscrito_id" => 15011
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AVES PARA O AMBIENTE: ECOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO DE ENSINO “TU QUE TANTO ANDA NO MUNDO, SABIÁ”."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta e discute ecos de estudantes a respeito da importância das aves para o ambiente, expressos em atividades realizadas no âmbito do projeto de ensino “Tu que tanto anda no mundo, sabiá”, que envolve a observação de aves e é realizado no contraturno, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública federal, situada na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, partimos da premissa de que é urgente a discussão das questões relacionadas à temática socioambiental e que a Educação Ambiental (EA) é um meio para que possamos refletir e transformar, sobretudo, a nossa relação utilitarista com a natureza da qual fazemos parte, relação essa que, como já apontam autores como Gerd Bornheim e Ailton Krenak, contribuem para a visão dicotômica (ser humano e natureza) e, consequentemente, para a sua degradação. Diante disso, vimos na observação de aves uma oportunidade para buscarmos transformar essa relação predatória, pelo potencial das aves em nos provocar encantamento, conexão com o meio, além de estarem disponíveis na maioria dos ambientes. Em atividades realizadas com as crianças em período de ensino remoto, identificamos, nas 33 atividades entregues, que as crianças expressaram alguns ecos a respeito da importância das aves que evidenciaram, entre outros aspectos, a ideia de codependência entre as formas de vida existentes em nosso planeta, além de uma percepção estética da presença das aves no ambiente. Tais ecos nos suscitaram para a necessidade de cada vez mais pensarmos uma EA que se preocupe em transformar a relação entre ser humano e natureza nas diferentes dimensões, pautada pelos preceitos de uma EA crítica, que não hierarquiza saberes e que reconheça que ações individuais são importantes, mas, sobretudo, é necessário também problematizar o modo de produção capitalista, bem como as desigualdades existentes em nosso mundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15011_TB3008_21102022114946.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SAMIRA BECARI NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "liliane_samira@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89685
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3008
    "inscrito_id" => 15011
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS AVES PARA O AMBIENTE: ECOS DE ESTUDANTES PARTICIPANTES DO PROJETO DE ENSINO “TU QUE TANTO ANDA NO MUNDO, SABIÁ”."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta e discute ecos de estudantes a respeito da importância das aves para o ambiente, expressos em atividades realizadas no âmbito do projeto de ensino “Tu que tanto anda no mundo, sabiá”, que envolve a observação de aves e é realizado no contraturno, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública federal, situada na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, partimos da premissa de que é urgente a discussão das questões relacionadas à temática socioambiental e que a Educação Ambiental (EA) é um meio para que possamos refletir e transformar, sobretudo, a nossa relação utilitarista com a natureza da qual fazemos parte, relação essa que, como já apontam autores como Gerd Bornheim e Ailton Krenak, contribuem para a visão dicotômica (ser humano e natureza) e, consequentemente, para a sua degradação. Diante disso, vimos na observação de aves uma oportunidade para buscarmos transformar essa relação predatória, pelo potencial das aves em nos provocar encantamento, conexão com o meio, além de estarem disponíveis na maioria dos ambientes. Em atividades realizadas com as crianças em período de ensino remoto, identificamos, nas 33 atividades entregues, que as crianças expressaram alguns ecos a respeito da importância das aves que evidenciaram, entre outros aspectos, a ideia de codependência entre as formas de vida existentes em nosso planeta, além de uma percepção estética da presença das aves no ambiente. Tais ecos nos suscitaram para a necessidade de cada vez mais pensarmos uma EA que se preocupe em transformar a relação entre ser humano e natureza nas diferentes dimensões, pautada pelos preceitos de uma EA crítica, que não hierarquiza saberes e que reconheça que ações individuais são importantes, mas, sobretudo, é necessário também problematizar o modo de produção capitalista, bem como as desigualdades existentes em nosso mundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15011_TB3008_21102022114946.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SAMIRA BECARI NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "liliane_samira@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho apresenta e discute ecos de estudantes a respeito da importância das aves para o ambiente, expressos em atividades realizadas no âmbito do projeto de ensino “Tu que tanto anda no mundo, sabiá”, que envolve a observação de aves e é realizado no contraturno, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública federal, situada na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, partimos da premissa de que é urgente a discussão das questões relacionadas à temática socioambiental e que a Educação Ambiental (EA) é um meio para que possamos refletir e transformar, sobretudo, a nossa relação utilitarista com a natureza da qual fazemos parte, relação essa que, como já apontam autores como Gerd Bornheim e Ailton Krenak, contribuem para a visão dicotômica (ser humano e natureza) e, consequentemente, para a sua degradação. Diante disso, vimos na observação de aves uma oportunidade para buscarmos transformar essa relação predatória, pelo potencial das aves em nos provocar encantamento, conexão com o meio, além de estarem disponíveis na maioria dos ambientes. Em atividades realizadas com as crianças em período de ensino remoto, identificamos, nas 33 atividades entregues, que as crianças expressaram alguns ecos a respeito da importância das aves que evidenciaram, entre outros aspectos, a ideia de codependência entre as formas de vida existentes em nosso planeta, além de uma percepção estética da presença das aves no ambiente. Tais ecos nos suscitaram para a necessidade de cada vez mais pensarmos uma EA que se preocupe em transformar a relação entre ser humano e natureza nas diferentes dimensões, pautada pelos preceitos de uma EA crítica, que não hierarquiza saberes e que reconheça que ações individuais são importantes, mas, sobretudo, é necessário também problematizar o modo de produção capitalista, bem como as desigualdades existentes em nosso mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.