OS JOGOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS TURMAS DE 05 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90633 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4338 "inscrito_id" => 16583 "titulo" => "OS JOGOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS TURMAS DE 05 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância dos jogos matemáticos na educação infantil II, como ferramenta didática e pedagógica no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 05 anos. Como objetivo geral, tencionamos pesquisar a importância da utilização dos jogos, como ferramenta pedagógica para o processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de crianças na educação infantil II. Diante disso, traçamos os seguintes objetivos específicos: compreender como os conhecimentos matemáticos na educação infantil II devem ser desenvolvidos através dos jogos; apontar como os jogos matemáticos podem contribuir na aprendizagem na educação infantil II; elencar a importância do lúdico como recurso pedagógico no processo de aprendizagem no ensino. A metodologia utilizada configura-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, fundamentado em alguns estudiosos da área que contribuíram para o jogo se tornar uma proposta metodológica com base científica e suporte pedagógico. Destacou-se as contribuições de Vygotsky (1998), Hoffmann (2012), Souza (2015) e outros que nortearam o desenvolvimento deste trabalho. De acordo com a pesquisa, a utilização dos jogos, como recursos pedagógicos para a construção do conhecimento matemático na educação infantil, se torna essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças, já que as atividades lúdicas despertam e estabelecem relações de interação e socialização, elevando a autoestima do aluno e criando condições para que ele possa modificar e desenvolver ideias, habilidades, atitudes e comportamentos. Para que traga resultados significativos, é preciso que os educadores tracem metas e objetivos claros, no sentido de como o aluno realizar a atividade com um determinado jogo, para que venha despertar, estimular e motivar no aluno o desejo de aprender a matemática de uma forma significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16583_TB4338_05122022230206.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIETE MARQUES DA COSTA MAIA" "autor_nome_curto" => "Luziete" "autor_email" => "luzietemarques2020@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90633 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4338 "inscrito_id" => 16583 "titulo" => "OS JOGOS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS TURMAS DE 05 ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância dos jogos matemáticos na educação infantil II, como ferramenta didática e pedagógica no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 05 anos. Como objetivo geral, tencionamos pesquisar a importância da utilização dos jogos, como ferramenta pedagógica para o processo de desenvolvimento cognitivo, social e afetivo de crianças na educação infantil II. Diante disso, traçamos os seguintes objetivos específicos: compreender como os conhecimentos matemáticos na educação infantil II devem ser desenvolvidos através dos jogos; apontar como os jogos matemáticos podem contribuir na aprendizagem na educação infantil II; elencar a importância do lúdico como recurso pedagógico no processo de aprendizagem no ensino. A metodologia utilizada configura-se como pesquisa exploratória e bibliográfica, fundamentado em alguns estudiosos da área que contribuíram para o jogo se tornar uma proposta metodológica com base científica e suporte pedagógico. Destacou-se as contribuições de Vygotsky (1998), Hoffmann (2012), Souza (2015) e outros que nortearam o desenvolvimento deste trabalho. De acordo com a pesquisa, a utilização dos jogos, como recursos pedagógicos para a construção do conhecimento matemático na educação infantil, se torna essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades das crianças, já que as atividades lúdicas despertam e estabelecem relações de interação e socialização, elevando a autoestima do aluno e criando condições para que ele possa modificar e desenvolver ideias, habilidades, atitudes e comportamentos. Para que traga resultados significativos, é preciso que os educadores tracem metas e objetivos claros, no sentido de como o aluno realizar a atividade com um determinado jogo, para que venha despertar, estimular e motivar no aluno o desejo de aprender a matemática de uma forma significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16583_TB4338_05122022230206.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIETE MARQUES DA COSTA MAIA" "autor_nome_curto" => "Luziete" "autor_email" => "luzietemarques2020@gmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }