Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE TEOFILÂNDIA- BA E A AUSÊNCIA DA EJA NA BNCC

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88951
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2081
    "inscrito_id" => 11737
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE TEOFILÂNDIA- BA E A AUSÊNCIA DA EJA NA BNCC"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como proposta análise crítica da ausência da EJA na BNCC, no processo de reelaboração do currículo da EJA no município de Teofilândia- BA. O processo de investigação foi se moldando no período da pandemia, com os munícios que fazem parte do Fórum de EJA no Território do Sisal buscaram ajuda, solicitando documento que pudesse colaborar com estudos e analises na reelaboração dos currículos da EJA dos seus municípios. O tema da pesquisa intitulou-se: Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos no Município de Teofilândia –BA e a Ausência da EJA na BNCC. assim o objetivo geral é investigar quais documentos normativo norteador o município de Teofilândia- BA, utilizou referenciando os princípios da EJA para reelaboração do referencial curricular da EJA. Para atingir os objetivos específicos proposto na pesquisa buscamos conhecer os documentos utilizados na feitura do currículo da EJA no município lócus da pesquisa. Identificar os documentos normativos que dialogam, respeitam e garante como uma politica pública da modalidade EJA de forma emancipatória e com os princípios freiriano na perspectiva da educação popular dialógicas teóricos que dialogam nessa pesquisa são:Arroyo,2012,2016,2017, Freitas,2018,Saviani,2013,2021,Faria,,2009,2012,Ramos,2006,Malanchen2016,2010,Freire1987,Lakatos,2003.Os caminhos metodológicos é de natureza exploratória e abordagem qualitativa, por caracterizar-se na técnica de estudo de caso e analise documental, com aplicação de formulários, questionários, entrevistas semiestruturadas, que atende os requisitos da pesquisa como uma totalidade carregada de tensões, determinações, resistências e contradições com os sujeitos da pesquisa que contribuirão para conclusão das informações da análise dos dados. O produto final resultará em um documento de base norteadora que possa orientar na elaboração, revisão do currículo da EJA no município de Teofilândia- Bahia, seguindo as normativas que politiza os princípios da EJA conforme legislação educacional vigente pautada na educação freiriano e emancipatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11737_TB2081_26072022195759.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE NASCIMENTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JeaneNascimento"
    "autor_email" => "jeanenascimento2010@bol.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88951
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2081
    "inscrito_id" => 11737
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE TEOFILÂNDIA- BA E A AUSÊNCIA DA EJA NA BNCC"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem como proposta análise crítica da ausência da EJA na BNCC, no processo de reelaboração do currículo da EJA no município de Teofilândia- BA. O processo de investigação foi se moldando no período da pandemia, com os munícios que fazem parte do Fórum de EJA no Território do Sisal buscaram ajuda, solicitando documento que pudesse colaborar com estudos e analises na reelaboração dos currículos da EJA dos seus municípios. O tema da pesquisa intitulou-se: Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos no Município de Teofilândia –BA e a Ausência da EJA na BNCC. assim o objetivo geral é investigar quais documentos normativo norteador o município de Teofilândia- BA, utilizou referenciando os princípios da EJA para reelaboração do referencial curricular da EJA. Para atingir os objetivos específicos proposto na pesquisa buscamos conhecer os documentos utilizados na feitura do currículo da EJA no município lócus da pesquisa. Identificar os documentos normativos que dialogam, respeitam e garante como uma politica pública da modalidade EJA de forma emancipatória e com os princípios freiriano na perspectiva da educação popular dialógicas teóricos que dialogam nessa pesquisa são:Arroyo,2012,2016,2017, Freitas,2018,Saviani,2013,2021,Faria,,2009,2012,Ramos,2006,Malanchen2016,2010,Freire1987,Lakatos,2003.Os caminhos metodológicos é de natureza exploratória e abordagem qualitativa, por caracterizar-se na técnica de estudo de caso e analise documental, com aplicação de formulários, questionários, entrevistas semiestruturadas, que atende os requisitos da pesquisa como uma totalidade carregada de tensões, determinações, resistências e contradições com os sujeitos da pesquisa que contribuirão para conclusão das informações da análise dos dados. O produto final resultará em um documento de base norteadora que possa orientar na elaboração, revisão do currículo da EJA no município de Teofilândia- Bahia, seguindo as normativas que politiza os princípios da EJA conforme legislação educacional vigente pautada na educação freiriano e emancipatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11737_TB2081_26072022195759.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEANE NASCIMENTO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JeaneNascimento"
    "autor_email" => "jeanenascimento2010@bol.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa tem como proposta análise crítica da ausência da EJA na BNCC, no processo de reelaboração do currículo da EJA no município de Teofilândia- BA. O processo de investigação foi se moldando no período da pandemia, com os munícios que fazem parte do Fórum de EJA no Território do Sisal buscaram ajuda, solicitando documento que pudesse colaborar com estudos e analises na reelaboração dos currículos da EJA dos seus municípios. O tema da pesquisa intitulou-se: Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos no Município de Teofilândia –BA e a Ausência da EJA na BNCC. assim o objetivo geral é investigar quais documentos normativo norteador o município de Teofilândia- BA, utilizou referenciando os princípios da EJA para reelaboração do referencial curricular da EJA. Para atingir os objetivos específicos proposto na pesquisa buscamos conhecer os documentos utilizados na feitura do currículo da EJA no município lócus da pesquisa. Identificar os documentos normativos que dialogam, respeitam e garante como uma politica pública da modalidade EJA de forma emancipatória e com os princípios freiriano na perspectiva da educação popular dialógicas teóricos que dialogam nessa pesquisa são:Arroyo,2012,2016,2017, Freitas,2018,Saviani,2013,2021,Faria,,2009,2012,Ramos,2006,Malanchen2016,2010,Freire1987,Lakatos,2003.Os caminhos metodológicos é de natureza exploratória e abordagem qualitativa, por caracterizar-se na técnica de estudo de caso e analise documental, com aplicação de formulários, questionários, entrevistas semiestruturadas, que atende os requisitos da pesquisa como uma totalidade carregada de tensões, determinações, resistências e contradições com os sujeitos da pesquisa que contribuirão para conclusão das informações da análise dos dados. O produto final resultará em um documento de base norteadora que possa orientar na elaboração, revisão do currículo da EJA no município de Teofilândia- Bahia, seguindo as normativas que politiza os princípios da EJA conforme legislação educacional vigente pautada na educação freiriano e emancipatória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.