Devido às dificuldades observadas e vivenciadas ao longo de minha trajetória docente e discente, surgiu o interesse por essa temática no sentido de compreender mulheres que na busca por uma formação superior tentam conciliar as tarefas diárias, profissionais e estudos. Fato ocorrente com a maioria das acadêmicas, considerando que estar numa universidade demanda dedicação e requer uma exclusividade de tempo. Logo, quando se menciona vida cotidiana atribui-se aos cuidados domésticos, familiares e também, profissionais. O presente trabalho objetiva estudar as principais dificuldades que as acadêmicas enfrentam ao cursar o ensino superior e trabalhar. Diante de várias razões que levaram a escolha do tema, a que mais se destaca é a indispensabilidade em investigar mais a fundo questões como mulher, universidade e trabalho. A metodologia adotada parte de uma abordagem qualitativa, pois permite que o pesquisador e o pesquisado interajam em um processo multidirecionado entre o sujeito e o objeto do conhecimento. Baseando-se na necessidade de conhecer cientificamente o objeto de estudo, será realizado em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica e posteriormente aplicar-se-á uma pesquisa de campo, que acontecerá por meio da aplicação de questionários voltados para as acadêmicas. A partir dos resultados obtidos, espera-se que as informações sirvam para ampliar o conhecimento acerca da temática em estudo.