Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO AS TICS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DA EJA, NO ANO DE 2021, EM CONDE-PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88411
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1009
    "inscrito_id" => 11256
    "titulo" => "DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO AS TICS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DA EJA, NO ANO DE 2021, EM CONDE-PB"
    "resumo" => "Os anos de 2020 e 2021 fez com que a forma de ensinar e aprender passasse por grandes adaptações, dadas às circunstâncias da suspensão das aulas presenciais nas escolas de todo o país, devido à pandemia da Covid-19, que forçou os sistemas de ensino a adotar o ensino remoto. Nesse sentido, o presente artigo consiste em apresentar as experiências no ensino remoto de língua portuguesa, usando as TICs, no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos do Município de Conde, em 2021. Para elaboração deste trabalho foram realizados estudos de revisão bibliográfica acerca da utilização das TICs no ensino, bem como estudos sobre as concepções e práticas de professores frente ao ensino remoto, nos anos de enfrentamento da pandemia, além de outros conceitos e concepções da prática docente. Além disso, utilizamos pesquisa qualitativa, através de questionário aplicado virtualmente com os discentes. Para tanto, nos valemos dos estudos de Pinto (2021), Silva et all (2021), Freire (1987); (1996), Miranda & Pereira (2015), dentre outros autores. Os resultados apontaram fortemente para questões ainda relacionadas à evasão e às desigualdades sociais, principalmente, a falta de condições de acesso às aulas remotas, mas que, com a utilização de recursos didático-digitais mais simples, foi possível uma melhor compreensão das atividades propostas e aprendizado do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11256_TB1009_11112022170626.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILTON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAILTON SANTOS"
    "autor_email" => "jailton.silva30@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88411
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1009
    "inscrito_id" => 11256
    "titulo" => "DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO AS TICS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DA EJA, NO ANO DE 2021, EM CONDE-PB"
    "resumo" => "Os anos de 2020 e 2021 fez com que a forma de ensinar e aprender passasse por grandes adaptações, dadas às circunstâncias da suspensão das aulas presenciais nas escolas de todo o país, devido à pandemia da Covid-19, que forçou os sistemas de ensino a adotar o ensino remoto. Nesse sentido, o presente artigo consiste em apresentar as experiências no ensino remoto de língua portuguesa, usando as TICs, no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos do Município de Conde, em 2021. Para elaboração deste trabalho foram realizados estudos de revisão bibliográfica acerca da utilização das TICs no ensino, bem como estudos sobre as concepções e práticas de professores frente ao ensino remoto, nos anos de enfrentamento da pandemia, além de outros conceitos e concepções da prática docente. Além disso, utilizamos pesquisa qualitativa, através de questionário aplicado virtualmente com os discentes. Para tanto, nos valemos dos estudos de Pinto (2021), Silva et all (2021), Freire (1987); (1996), Miranda & Pereira (2015), dentre outros autores. Os resultados apontaram fortemente para questões ainda relacionadas à evasão e às desigualdades sociais, principalmente, a falta de condições de acesso às aulas remotas, mas que, com a utilização de recursos didático-digitais mais simples, foi possível uma melhor compreensão das atividades propostas e aprendizado do conteúdo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11256_TB1009_11112022170626.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILTON DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JAILTON SANTOS"
    "autor_email" => "jailton.silva30@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os anos de 2020 e 2021 fez com que a forma de ensinar e aprender passasse por grandes adaptações, dadas às circunstâncias da suspensão das aulas presenciais nas escolas de todo o país, devido à pandemia da Covid-19, que forçou os sistemas de ensino a adotar o ensino remoto. Nesse sentido, o presente artigo consiste em apresentar as experiências no ensino remoto de língua portuguesa, usando as TICs, no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos do Município de Conde, em 2021. Para elaboração deste trabalho foram realizados estudos de revisão bibliográfica acerca da utilização das TICs no ensino, bem como estudos sobre as concepções e práticas de professores frente ao ensino remoto, nos anos de enfrentamento da pandemia, além de outros conceitos e concepções da prática docente. Além disso, utilizamos pesquisa qualitativa, através de questionário aplicado virtualmente com os discentes. Para tanto, nos valemos dos estudos de Pinto (2021), Silva et all (2021), Freire (1987); (1996), Miranda & Pereira (2015), dentre outros autores. Os resultados apontaram fortemente para questões ainda relacionadas à evasão e às desigualdades sociais, principalmente, a falta de condições de acesso às aulas remotas, mas que, com a utilização de recursos didático-digitais mais simples, foi possível uma melhor compreensão das atividades propostas e aprendizado do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.