Os anos de 2020 e 2021 fez com que a forma de ensinar e aprender passasse por grandes adaptações, dadas às circunstâncias da suspensão das aulas presenciais nas escolas de todo o país, devido à pandemia da Covid-19, que forçou os sistemas de ensino a adotar o ensino remoto. Nesse sentido, o presente artigo consiste em apresentar as experiências no ensino remoto de língua portuguesa, usando as TICs, no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos do Município de Conde, em 2021. Para elaboração deste trabalho foram realizados estudos de revisão bibliográfica acerca da utilização das TICs no ensino, bem como estudos sobre as concepções e práticas de professores frente ao ensino remoto, nos anos de enfrentamento da pandemia, além de outros conceitos e concepções da prática docente. Além disso, utilizamos pesquisa qualitativa, através de questionário aplicado virtualmente com os discentes. Para tanto, nos valemos dos estudos de Pinto (2021), Silva et all (2021), Freire (1987); (1996), Miranda & Pereira (2015), dentre outros autores. Os resultados apontaram fortemente para questões ainda relacionadas à evasão e às desigualdades sociais, principalmente, a falta de condições de acesso às aulas remotas, mas que, com a utilização de recursos didático-digitais mais simples, foi possível uma melhor compreensão das atividades propostas e aprendizado do conteúdo.