Os estudos relacionados aos docentes universitários e as transformações na prática de sala de aula sinalizam que há um novo cenário pós-pandêmico, decorrente dos dois anos de educação remota e que rompeu com o modelo expositvo de atuação em sala de aula. Uma parcela significativa de docentes reinventou-se para contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes, uma vez que estão comprometidos com a formação de novos profissionais. O presente texto tem como finalidade, analisar as transformações ocorridas na prática de sala de aula dos docentes, com o advento das inovações pedagógicas na educação superior, especialmente com o a introdução das metodologias e aprendizagem ativas. Problematizamos a forma como os docentes estão preparados para fazer tal mudança, uma vez que sua formação inicial foi em um modelo expositivo e transmissivo. A metodologia utilizada orientou-se pelo estudo de caso, pois analizamos experiências de docentes que tentam ou tentaram implementar mudanças pedagógicas. Utilizou-se como apoio teórico, textos produzidos abordando a temática e que consideram que há um longo caminho a ser percorrido até modificarmos a prática de sala de aula. Os resultados apontam que os docentes tem dificuldades no começo do processo de transição, mas com formação e acompanhamento, conseguem atuar no novo formato de trabalho.