Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO A ESTUDANTES SURDOS COM O AUXÍLIO DO CONSTRUTOR DE ÁREAS DO PHET® COLORADO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90610 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4303 "inscrito_id" => 16612 "titulo" => "O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO A ESTUDANTES SURDOS COM O AUXÍLIO DO CONSTRUTOR DE ÁREAS DO PHET® COLORADO" "resumo" => "Este trabalho será uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida conjuntamente a pesquisas bibliográficas a partir de materiais já elaborados, literaturas constituídas e principalmente de livros e artigos científicos. E foi pensado através da percepção da deficiência do aprendizado dos alunos, na educação básica, em relação à matemática. E quando esses alunos possuem alguma necessidade especial, esse problema se agrava (SOUZA; DIAS, 2013). No caso do estudante Surdo, necessita-se além do conhecimento matemático, o conhecimento da língua, cultura e aspectos próprios da Comunidade Surda para poder compreender a forma com que este aluno aprende os assuntos matemáticos. Porém as pesquisas relacionadas a essa modalidade de ensino são tímidas (SILVA; BAZANTE, 2015), o que traz à tona a insuficiências de sinais matemáticos para auxiliar na prática docente. Mesmo assim, achou-se alguns trabalhos relacionados com o ensino de grandezas e medidas para estudantes surdos, como Costa et. al. (2017) onde os surdos poderiam reconhecer e desenvolver seu conhecimento sobre áreas através do simulador “construtor de áreas” na plataforma Phet Colorado e construir seus conhecimentos sobre área e perímetro dessas figuras. Acreditando que a utilização de novas tecnologias digitais, podem contribuir para um melhor desenvolvimento da aprendizagem dos educandos Surdos e entendendo que a utilização de novas tecnologias digitais unidas ao uso de Língua de sinais contribui para o ensino de área a estes.Este trabalho será uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida conjuntamente a pesquisas bibliográficas a partir de materiais já elaborados, literaturas c" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16612_TB4303_01122022150755.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYTON BUENO SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "Cleyton Costa" "autor_email" => "cleytonbueno2010@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90610 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4303 "inscrito_id" => 16612 "titulo" => "O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO A ESTUDANTES SURDOS COM O AUXÍLIO DO CONSTRUTOR DE ÁREAS DO PHET® COLORADO" "resumo" => "Este trabalho será uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida conjuntamente a pesquisas bibliográficas a partir de materiais já elaborados, literaturas constituídas e principalmente de livros e artigos científicos. E foi pensado através da percepção da deficiência do aprendizado dos alunos, na educação básica, em relação à matemática. E quando esses alunos possuem alguma necessidade especial, esse problema se agrava (SOUZA; DIAS, 2013). No caso do estudante Surdo, necessita-se além do conhecimento matemático, o conhecimento da língua, cultura e aspectos próprios da Comunidade Surda para poder compreender a forma com que este aluno aprende os assuntos matemáticos. Porém as pesquisas relacionadas a essa modalidade de ensino são tímidas (SILVA; BAZANTE, 2015), o que traz à tona a insuficiências de sinais matemáticos para auxiliar na prática docente. Mesmo assim, achou-se alguns trabalhos relacionados com o ensino de grandezas e medidas para estudantes surdos, como Costa et. al. (2017) onde os surdos poderiam reconhecer e desenvolver seu conhecimento sobre áreas através do simulador “construtor de áreas” na plataforma Phet Colorado e construir seus conhecimentos sobre área e perímetro dessas figuras. Acreditando que a utilização de novas tecnologias digitais, podem contribuir para um melhor desenvolvimento da aprendizagem dos educandos Surdos e entendendo que a utilização de novas tecnologias digitais unidas ao uso de Língua de sinais contribui para o ensino de área a estes.Este trabalho será uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida conjuntamente a pesquisas bibliográficas a partir de materiais já elaborados, literaturas c" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16612_TB4303_01122022150755.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYTON BUENO SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "Cleyton Costa" "autor_email" => "cleytonbueno2010@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho será uma pesquisa de natureza qualitativa desenvolvida conjuntamente a pesquisas bibliográficas a partir de materiais já elaborados, literaturas constituídas e principalmente de livros e artigos científicos. E foi pensado através da percepção da deficiência do aprendizado dos alunos, na educação básica, em relação à matemática. E quando esses alunos possuem alguma necessidade especial, esse problema se agrava (SOUZA; DIAS, 2013). No caso do estudante Surdo, necessita-se além do conhecimento matemático, o conhecimento da língua, cultura e aspectos próprios da Comunidade Surda para poder compreender a forma com que este aluno aprende os assuntos matemáticos. Porém as pesquisas relacionadas a essa modalidade de ensino são tímidas (SILVA; BAZANTE, 2015), o que traz à tona a insuficiências de sinais matemáticos para auxiliar na prática docente. Mesmo assim, achou-se alguns trabalhos relacionados com o ensino de grandezas e medidas para estudantes surdos, como Costa et. al. (2017) onde os surdos poderiam reconhecer e desenvolver seu conhecimento sobre áreas através do simulador “construtor de áreas” na plataforma Phet Colorado e construir seus conhecimentos sobre área e perímetro dessas figuras. Acreditando que a utilização de novas tecnologias digitais, podem contribuir para um melhor desenvolvimento da aprendizagem dos educandos Surdos e entendendo que a utilização de novas tecnologias digitais unidas ao uso de Língua de sinais contribui para o ensino de área a estes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.