Neste texto, temos o objetivo de, na perspectiva pedagógica, relatar as experiências vividas pela equipe pedagógica e pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha, localizado no município de Porto Alegre/RS, sobre o desenvolvimento do projeto Conexão Ciência entre os anos de 2020 e 2021. O Conexão Ciência é um programa de iniciação científica interdisciplinar do Colégio que visa desenvolver o pensamento científico, a capacidade reflexiva, criativa e investigativa, bem como socializar e disseminar as pesquisas e os estudos de iniciação científica produzidos pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar. Assim, procuramos estimular os jovens do 6º ao 9º ano a realizarem projetos de pesquisa que envolvam situações-problema da sociedade em que estão inseridos, correspondendo aos conhecimentos desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares. Adotou-se, para este ensaio, uma abordagem de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no espaço escolar. No presente trabalho, utilizou-se, também, uma revisão de literatura para alinhar e discutir os tópicos relatados com outros autores que tratam da temática. Levando em consideração que o Conexão Ciência foi colocado em prática em um contexto virtual por consequência da pandemia, durante os anos letivos de 2020 e 2021, podemos perceber o entendimento e a pertinência das pesquisas desenvolvidas a partir do retorno positivo de bancas e feiras externas de que os estudantes participaram. Nesse sentido, as pesquisas realizadas pelos estudantes dos Anos Finais atingiram os seus objetivos. A partir do contexto observado, podemos concluir que, durante as etapas desenvolvidas no Conexão Ciência, os estudantes estão ampliando o desenvolvimento da criatividade e, dessa forma, tornam-se pesquisadores, progressivamente, mais inovadores e empreendedores.