Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONEXÃO CIÊNCIA: INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DE PORTO ALEGRE/RS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88810
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1875
    "inscrito_id" => 12455
    "titulo" => "CONEXÃO CIÊNCIA: INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DE PORTO ALEGRE/RS"
    "resumo" => "Neste texto, temos o objetivo de, na perspectiva pedagógica, relatar as experiências vividas pela equipe pedagógica e pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha, localizado no município de Porto Alegre/RS, sobre o desenvolvimento do projeto Conexão Ciência entre os anos de 2020 e 2021. O Conexão Ciência é um programa de iniciação científica interdisciplinar do Colégio que visa desenvolver o pensamento científico, a capacidade reflexiva, criativa e investigativa, bem como socializar e disseminar as pesquisas e os estudos de iniciação científica produzidos pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar. Assim, procuramos estimular os jovens do 6º ao 9º ano a realizarem projetos de pesquisa que envolvam situações-problema da sociedade em que estão inseridos, correspondendo aos conhecimentos desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares. Adotou-se, para este ensaio, uma abordagem de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no espaço escolar. No presente trabalho, utilizou-se, também, uma revisão de literatura para alinhar e discutir os tópicos relatados com outros autores que tratam da temática. Levando em consideração que o Conexão Ciência foi colocado em prática em um contexto virtual por consequência da pandemia, durante os anos letivos de 2020 e 2021, podemos perceber o entendimento e a pertinência das pesquisas desenvolvidas a partir do retorno positivo de bancas e feiras externas de que os estudantes participaram. Nesse sentido, as pesquisas realizadas pelos estudantes dos Anos Finais atingiram os seus objetivos. A partir do contexto observado, podemos concluir que, durante as etapas desenvolvidas no Conexão Ciência, os estudantes estão ampliando o desenvolvimento da criatividade e, dessa forma, tornam-se pesquisadores, progressivamente, mais inovadores e empreendedores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12455_TB1875_24102022164401.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MENDES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.lima@colegiofarro"
    "autor_ies" => "COLÉGIO FARROUPILHA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88810
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1875
    "inscrito_id" => 12455
    "titulo" => "CONEXÃO CIÊNCIA: INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DE PORTO ALEGRE/RS"
    "resumo" => "Neste texto, temos o objetivo de, na perspectiva pedagógica, relatar as experiências vividas pela equipe pedagógica e pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha, localizado no município de Porto Alegre/RS, sobre o desenvolvimento do projeto Conexão Ciência entre os anos de 2020 e 2021. O Conexão Ciência é um programa de iniciação científica interdisciplinar do Colégio que visa desenvolver o pensamento científico, a capacidade reflexiva, criativa e investigativa, bem como socializar e disseminar as pesquisas e os estudos de iniciação científica produzidos pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar. Assim, procuramos estimular os jovens do 6º ao 9º ano a realizarem projetos de pesquisa que envolvam situações-problema da sociedade em que estão inseridos, correspondendo aos conhecimentos desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares. Adotou-se, para este ensaio, uma abordagem de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no espaço escolar. No presente trabalho, utilizou-se, também, uma revisão de literatura para alinhar e discutir os tópicos relatados com outros autores que tratam da temática. Levando em consideração que o Conexão Ciência foi colocado em prática em um contexto virtual por consequência da pandemia, durante os anos letivos de 2020 e 2021, podemos perceber o entendimento e a pertinência das pesquisas desenvolvidas a partir do retorno positivo de bancas e feiras externas de que os estudantes participaram. Nesse sentido, as pesquisas realizadas pelos estudantes dos Anos Finais atingiram os seus objetivos. A partir do contexto observado, podemos concluir que, durante as etapas desenvolvidas no Conexão Ciência, os estudantes estão ampliando o desenvolvimento da criatividade e, dessa forma, tornam-se pesquisadores, progressivamente, mais inovadores e empreendedores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12455_TB1875_24102022164401.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MENDES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.lima@colegiofarro"
    "autor_ies" => "COLÉGIO FARROUPILHA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Neste texto, temos o objetivo de, na perspectiva pedagógica, relatar as experiências vividas pela equipe pedagógica e pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Colégio Farroupilha, localizado no município de Porto Alegre/RS, sobre o desenvolvimento do projeto Conexão Ciência entre os anos de 2020 e 2021. O Conexão Ciência é um programa de iniciação científica interdisciplinar do Colégio que visa desenvolver o pensamento científico, a capacidade reflexiva, criativa e investigativa, bem como socializar e disseminar as pesquisas e os estudos de iniciação científica produzidos pelos estudantes nas diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar. Assim, procuramos estimular os jovens do 6º ao 9º ano a realizarem projetos de pesquisa que envolvam situações-problema da sociedade em que estão inseridos, correspondendo aos conhecimentos desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares. Adotou-se, para este ensaio, uma abordagem de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no espaço escolar. No presente trabalho, utilizou-se, também, uma revisão de literatura para alinhar e discutir os tópicos relatados com outros autores que tratam da temática. Levando em consideração que o Conexão Ciência foi colocado em prática em um contexto virtual por consequência da pandemia, durante os anos letivos de 2020 e 2021, podemos perceber o entendimento e a pertinência das pesquisas desenvolvidas a partir do retorno positivo de bancas e feiras externas de que os estudantes participaram. Nesse sentido, as pesquisas realizadas pelos estudantes dos Anos Finais atingiram os seus objetivos. A partir do contexto observado, podemos concluir que, durante as etapas desenvolvidas no Conexão Ciência, os estudantes estão ampliando o desenvolvimento da criatividade e, dessa forma, tornam-se pesquisadores, progressivamente, mais inovadores e empreendedores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.