Neste trabalho, apresentamos as contribuições das metodologias ativas, no âmbito de atuação do projeto Academia STEM, modelo de estudo que engloba quatro áreas do conhecimento: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics), visando a colaboração do trabalho em equipe nas capacitações de estudantes do ensino médio das escolas públicas da cidade de Manaus nos laboratórios móveis do Projeto. Abordando nas capacitações temas como: metodologia STEM; Educação 4.0; Indústria 4.0; Prototipagem e Manufatura Aditiva, possibilitando aos alunos imergirem nos conceitos e práticas em cada capacitação, evidenciando sempre a importância do trabalho em equipe, com olhar investigativo, trabalhando a criatividade, fomentando a competência digital e a iniciativa para tomada de decisões, colocando o aluno como maior detentor do seu processo de aprendizado. Por meio de dinâmicas interativas criadas pelos alunos mentores do “Pilar atração” do Projeto Academia STEM, proporcionam aos alunos interações interpessoais, promovendo a criatividade e o senso crítico, além de motivá-los a terem novas ideias baseadas em projetos presentes em seu cotidiano. Com isso, essa abordagem desperta o olhar investigativo e o interesse pelas áreas de conhecimento que o método STEM abrange, e desse modo, a inclusão do aluno nesse processo de aprendizado e o trabalho em equipe contribuirá para o seu crescimento pessoal e profissional mediante essas experiências STEM.