Este escrito tem como objetivo discorrer sobre a aplicabilidade da curadoria de conteúdos, mediante a criação de mapas mentais no aplicativo Simplemind, na disciplina de língua portuguesa, com alunos do ensino médio à prática da pesquisa – promovendo a participação ativa dos discentes. A abordagem adotada é qualitativa, com enfoque descritivo. Para a construção do referencial teórico realizou-se a organização de informações relevantes por meio de mapeamentos mentais, com o auxílio do aplicativo SimpleMind. Para a fundamentar o conceito de curadoria adotou-se os seguintes teóricos: Bulgraen (2010), Chagas (2019), Cortela e Dimerstein (2015), Gabriel (2021), Lopes et al. (2014) e Siebra (2021). A propedêutica referente a mapeamentos mentais foi ancorada em: Buzan (2009), Camargo e Daros (2018), Fenner (2017), Moreira (2009) e Okada (2008). Trata-se de uma intervenção pedagógica no campo das tecnologias digitais na educação. A investigação apontou que as práticas pedagógicas de curadoria de conteúdos com a criação de mapas mentais com aplicativos digitais podem auxiliar no protagonismo do aluno, na seleção e organização de informações, na contextualização de conteúdos, bem como na realização de pesquisas em livros ou em sites, além de dinamizar o tempo de aprendizagem e favorecer a revisão em período de avaliação. Todavia, é importante destacar a importância do professor, conhecer o aplicativo, planejar e mediar a aula, tendo letramento digital e objetivos claros a desenvolver os conteúdos.