Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE EXPERIMENTAÇÃO EM SALA AMBIENTE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE ÁCIDOS E BASES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

As aulas experimentais vêm se tornando práticas alternativas frequentemente utilizadas para o ensino de química, quando falamos em experimentação no ensino, podemos citar que ela exerce sobre o ensino e aprendizagem, certo fascínio, isso porque a prática chama a atenção do aluno, sendo mais que motivação com a aprendizagem. No qual, um dos problemas relacionados à qualidade do ensino de ciências é a ausência da experimentação. Diante do exposto, o presente trabalho teve como principal objetivo realizar experimentos a partir de um laboratório alternativo de química abordando o tema funções inorgânicas com foco em ácidos e bases, usando materiais do cotidiano dos alunos em sala de aula, para traduzir as aulas de forma que fiquem mais perceptível aos alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola integral e estadual de ensino fundamental e médio, na cidade de Campina Grande – Paraíba. Através de questionários tornou-se possível analisar o desempenho obtido onde ocorreu a intervenção, vendo que o questionário inicial obteve as respostas a partir do conhecimento prévio dos alunos, para que então fosse aplicada a aula teórica, de forma exploratória, sempre fazendo questionamentos acerca do assunto, desenvolvendo o senso crítico dos discentes. Em um segundo momento foi feita a demonstração, das reações, com materiais do cotidiano dos alunos, aplicado um segundo questionário e após realizar um levantamento estatístico foi perceptível à melhora reconhecida através da intervenção. Isto foi comprovado nas respostas dos alunos quando eles foram questionados sobre os sabores azedo e adstringente, de algumas substâncias ácidas ou básicas e observou um aproveitamento em acertos de 80%, sendo perceptível o desenvolvimento do conhecimento cientifico dos mesmos. Esses dados revelam que esses tipos de atividades, independente do ambiente onde são realizadas, foram conduzidos de forma correta, problematizadora e construtiva desenvolvendo o pensamento crítico, tornando o aluno um ser mais questionador, possibilitando a construção do conhecimento científico a partir das concepções prévias das reações inorgânicas.

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