O Ensino Remoto Emergencial desenvolvido durante o período de pandemia no Brasil representou um comprometimento da aprendizagem dos/as estudantes, sobretudo de escolas públicas, em decorrência de fatores como a ausência de dispositivos digitais e acesso tecnológico. Tal comprometimento representa um grande desafio para as escolas e para os/as professores/as considerando a necessidade de se repensar práticas e métodos que atendam às novas necessidades e configurações do ensino na atualidade. Este estudo tem como objetivo demonstrar o modo com os métodos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) podem contribuir significativamente para a recuperação da aprendizagem no período de retorno presencial pós-pandemia de modo dinâmico e inovador. Para tanto, baseia-se em um estudo de caso da Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo, no município de Mogeiro - PB, na qual foram analisados dois projetos, o Mogeiro To The World: VALORIZAÇÃO CULTURAL, SUSTENATABILIDADE E GLOBALIZAÇÃO COMO NORTES DO ENSINAR E DO APRENDER e o METODOLOGIA S.T.E.A.M COMO INSTRUMENTO DE ESTÍMULO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL. O referencial teórico baseia-se no que Barell (2007) define como ABP, complementado pela proposta de Bender (2014). Os resultados obtidos evidenciaram o modo como os projetos estudados têm contribuído para o desenvolvimento de habilidades e competências de modo objetivo, na medida em que se comprometem com o protagonismo estudantil através de uma abordagem aprofundada.