Este artigo descreve algumas perspectivas teórico-metodológicas sobre o ensino das humanidades, que foram enriquecidas com a experiência no Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades da Faculdade de Educação, Agricultura e Meio Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, Humaitá/Amazonas. Os métodos utilizados são a pesquisa bibliográfica e a análise observacional, interativa e participativa das práticas pedagógicas que fundamentam o desenvolvimento da disciplina, tendo em conta o seu impacto no processo de ensino. O objetivo é explorar os temas abordados nesse contexto, vivenciados na escola e na trajetória acadêmica no mestrado, para desenvolver uma relação com os autores pesquisados na disciplina. Os autores referenciados foram citados no plano de ensino da disciplina e subsidiaram a análise deste estudo, a saber: Bain (2007), Behrens (2011), Sacristán (2013), Silva (1996), Contreras (2002), Libâneo (2005). Os resultados encontrados mostraram quão valioso é o cuidado com os conteúdos selecionados e como eles podem estimular a participação ativa dos discentes, independente da modalidade de ensino.