A INFLUÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO A APRENDER BOTÂNICA NO ENSINO BÁSICO NA FORMAÇÃO INICIAL E NA TRAGETÓRIA ACADÊMICA DOS ESTAGIÁRIOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89260 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2500 "inscrito_id" => 12654 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO A APRENDER BOTÂNICA NO ENSINO BÁSICO NA FORMAÇÃO INICIAL E NA TRAGETÓRIA ACADÊMICA DOS ESTAGIÁRIOS" "resumo" => "O projeto de extensão Ensinando a aprender Botânica no Ensino Básico-PEEABEB, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, foi criado em 2008, e teve como uma de suas ações, a oferta de cursos com propostas de estratégias e atividades práticas para o Ensino de Botânica para graduandos e professores atuantes no ensino básico. Abordamos neste trabalho, como o itinerário das ações promovidas dentro do projeto, entre 2008 e 2020, influenciou na formação inicial dos estagiários, bem como nas escolhas dos campos de pesquisa destes, na educação. No interstício de tempo supracitado, entre voluntários e bolsistas, o projeto teve um total de 18 estagiários. As atividades extensionistas envolviam: (1) planejamento; (2) elaboração de roteiros e materiais didáticos; (3) divulgação e articulação junto as Secretarias de Educação; (4) promoção dos cursos aos professores; (5) reflexão das propostas apresentadas, com base no feedback dos participantes, mediante análise dos questionários aplicados. Essas atividades eram executadas de forma colaborativa entre membros da equipe e a coordenação. O envolvimento nas ações permitiram, enquanto professores em formação, criar e experienciar diversas estratégias e metodologias para o Ensino de Botânica, enxergar o potencial de articulação da Botânica com as demais áreas do conhecimento, colaborando para práticas educativas contextualizadas e motivadoras, além disso, estimulou o exercício de pensar sobre a própria prática e também influenciou na escolha dos campos de pesquisa dos integrantes, já que essa participação resulta em desdobramentos de pesquisas na caminhada acadêmica tanto na graduação quanto na pós-graduação. Dos 18 graduandos envolvidos, 9 prosseguiram suas pesquisas na pós-graduação, sendo 7 na área educacional, desenvolvendo trabalhos vinculando Botânica à: inclusão, estratégias didáticas, CTS, aprendizagem significativa e EPJAI, etc. Portanto, podemos afirmar que a participação em atividades extensionistas do PEEABEB influenciaram na formação docente e na trajetória acadêmica dos estagiários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12654_TB2500_05122022135459.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ PIRES SILVA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "piressilvabeatriz92@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89260 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2500 "inscrito_id" => 12654 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO ENSINANDO A APRENDER BOTÂNICA NO ENSINO BÁSICO NA FORMAÇÃO INICIAL E NA TRAGETÓRIA ACADÊMICA DOS ESTAGIÁRIOS" "resumo" => "O projeto de extensão Ensinando a aprender Botânica no Ensino Básico-PEEABEB, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, foi criado em 2008, e teve como uma de suas ações, a oferta de cursos com propostas de estratégias e atividades práticas para o Ensino de Botânica para graduandos e professores atuantes no ensino básico. Abordamos neste trabalho, como o itinerário das ações promovidas dentro do projeto, entre 2008 e 2020, influenciou na formação inicial dos estagiários, bem como nas escolhas dos campos de pesquisa destes, na educação. No interstício de tempo supracitado, entre voluntários e bolsistas, o projeto teve um total de 18 estagiários. As atividades extensionistas envolviam: (1) planejamento; (2) elaboração de roteiros e materiais didáticos; (3) divulgação e articulação junto as Secretarias de Educação; (4) promoção dos cursos aos professores; (5) reflexão das propostas apresentadas, com base no feedback dos participantes, mediante análise dos questionários aplicados. Essas atividades eram executadas de forma colaborativa entre membros da equipe e a coordenação. O envolvimento nas ações permitiram, enquanto professores em formação, criar e experienciar diversas estratégias e metodologias para o Ensino de Botânica, enxergar o potencial de articulação da Botânica com as demais áreas do conhecimento, colaborando para práticas educativas contextualizadas e motivadoras, além disso, estimulou o exercício de pensar sobre a própria prática e também influenciou na escolha dos campos de pesquisa dos integrantes, já que essa participação resulta em desdobramentos de pesquisas na caminhada acadêmica tanto na graduação quanto na pós-graduação. Dos 18 graduandos envolvidos, 9 prosseguiram suas pesquisas na pós-graduação, sendo 7 na área educacional, desenvolvendo trabalhos vinculando Botânica à: inclusão, estratégias didáticas, CTS, aprendizagem significativa e EPJAI, etc. Portanto, podemos afirmar que a participação em atividades extensionistas do PEEABEB influenciaram na formação docente e na trajetória acadêmica dos estagiários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12654_TB2500_05122022135459.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ PIRES SILVA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "piressilvabeatriz92@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }