ANALISANDO AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS A PARTIR DE UMA AULA COM TEMA CALOR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90545 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4218 "inscrito_id" => 17097 "titulo" => "ANALISANDO AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS A PARTIR DE UMA AULA COM TEMA CALOR" "resumo" => "Estudos em educação em Ciências vem a algum tempo discutindo a respeito da importância das interações discursivas nas salas de aulas de Ciência, principalmente quando se trata da ampliação de estudos acerca dos conceitos científicos e para a elaboração de significados, neste estudo, exploramos como se constitui esse processo em uma aula de Ciências do 9º ano cujo o tema foi Calor. Para tanto, utilizamos o estudo da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott, os autores balizados nos estudos de Bakhim e Vigostki dedicaram-se aos estudos das interações discursivas em salas de aulas de Ciências, propondo uma ferramenta analítica capaz de analisar como o processo de significação é criado e desenvolvido em aulas de Ciências através das interações ocorridas entre professor e alunos. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com caráter exploratório e descritivo no que concerne ao método e ao objetivo que se pretendeu investigar. Os dados foram vídeo-gravados e depois transcritos para análise, a proposta teve o intuito de compreender como se dá o processo de construção de significados a partir das interações discursivas em sala de aula. Com isso, para este estudo foram analisamos dois episódios (EP1 e EP2). Os resultados mostram performances de comunicação e interação foram usadas pela professora para trabalhar calor. Mortimer e Scott (2002) consideram as interações e o discurso subsídios que podem auxiliar na aprendizagem do estudante. Sendo assim, essa ferramenta analítica, representa um instrumento útil para compreender como se constituí as interações entre professor-aluno e aluno-aluno em salas de aula de Ciência, auxiliando o docente a conduzir o processo de ensino e aprendizagem de forma cada vez mais crítica, reflexiva e contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID17097_TB4218_08092022061923.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSIELLY RAIMUNDA DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KASSIELLY" "autor_email" => "kassiellydias@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90545 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4218 "inscrito_id" => 17097 "titulo" => "ANALISANDO AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS A PARTIR DE UMA AULA COM TEMA CALOR" "resumo" => "Estudos em educação em Ciências vem a algum tempo discutindo a respeito da importância das interações discursivas nas salas de aulas de Ciência, principalmente quando se trata da ampliação de estudos acerca dos conceitos científicos e para a elaboração de significados, neste estudo, exploramos como se constitui esse processo em uma aula de Ciências do 9º ano cujo o tema foi Calor. Para tanto, utilizamos o estudo da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott, os autores balizados nos estudos de Bakhim e Vigostki dedicaram-se aos estudos das interações discursivas em salas de aulas de Ciências, propondo uma ferramenta analítica capaz de analisar como o processo de significação é criado e desenvolvido em aulas de Ciências através das interações ocorridas entre professor e alunos. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa com caráter exploratório e descritivo no que concerne ao método e ao objetivo que se pretendeu investigar. Os dados foram vídeo-gravados e depois transcritos para análise, a proposta teve o intuito de compreender como se dá o processo de construção de significados a partir das interações discursivas em sala de aula. Com isso, para este estudo foram analisamos dois episódios (EP1 e EP2). Os resultados mostram performances de comunicação e interação foram usadas pela professora para trabalhar calor. Mortimer e Scott (2002) consideram as interações e o discurso subsídios que podem auxiliar na aprendizagem do estudante. Sendo assim, essa ferramenta analítica, representa um instrumento útil para compreender como se constituí as interações entre professor-aluno e aluno-aluno em salas de aula de Ciência, auxiliando o docente a conduzir o processo de ensino e aprendizagem de forma cada vez mais crítica, reflexiva e contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID17097_TB4218_08092022061923.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KASSIELLY RAIMUNDA DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KASSIELLY" "autor_email" => "kassiellydias@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }