Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BOTÂNICA APLICADA AOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ADAPTAÇÃO À UMA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88720
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1519
    "inscrito_id" => 13184
    "titulo" => "BOTÂNICA APLICADA AOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ADAPTAÇÃO À UMA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL."
    "resumo" => "O sistema de educacional tem passado por grandes desafios e transformações que transpassam diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, tendo a escola um papel fundamental na adaptação do ensino e da dinâmica escolar à tais transformações. Diante desse contexto, objetiva-se com este trabalho apresentar um relato de atividade prática interativa de Ciências, desenvolvida com estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Cabedelo-PB, em sistema de aula remota síncrona. A aula sobre os tipos de folhas, conteúdo de botânica adaptado à esse nível de ensino, foi proposta na perspectiva de ensino a distância, durante o período da pandemia, tendo como elementos básicos no desenvolvimento da atividade prática a observação de diferentes estruturas e formatos das folhas em associação à aptidão de desenho. Para execução, utilizou-se a plataforma Google Meet, na qual os estudantes puderam acompanhar os diferentes tipos e formatos de folhas apresentados, desenhando-os em seus cadernos. A aula em questão, culminou em um desenho final de um tipo de folha de uma planta na qual o estudante tivesse acesso em sua própria casa. Os resultados obtidos com o desenvolvimento desta atividade prática interativa mostram evidências favoráveis à experiência de sua execução no ensino remoto emergencial, mostrando que em esta aula, a participação dos estudantes foi muito maior às anteriores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13184_TB1519_05072022161446.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KLECYA DE ARAÚJO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "KLECYA"
    "autor_email" => "maria.klecya@academico.if"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88720
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1519
    "inscrito_id" => 13184
    "titulo" => "BOTÂNICA APLICADA AOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ADAPTAÇÃO À UMA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL."
    "resumo" => "O sistema de educacional tem passado por grandes desafios e transformações que transpassam diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, tendo a escola um papel fundamental na adaptação do ensino e da dinâmica escolar à tais transformações. Diante desse contexto, objetiva-se com este trabalho apresentar um relato de atividade prática interativa de Ciências, desenvolvida com estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Cabedelo-PB, em sistema de aula remota síncrona. A aula sobre os tipos de folhas, conteúdo de botânica adaptado à esse nível de ensino, foi proposta na perspectiva de ensino a distância, durante o período da pandemia, tendo como elementos básicos no desenvolvimento da atividade prática a observação de diferentes estruturas e formatos das folhas em associação à aptidão de desenho. Para execução, utilizou-se a plataforma Google Meet, na qual os estudantes puderam acompanhar os diferentes tipos e formatos de folhas apresentados, desenhando-os em seus cadernos. A aula em questão, culminou em um desenho final de um tipo de folha de uma planta na qual o estudante tivesse acesso em sua própria casa. Os resultados obtidos com o desenvolvimento desta atividade prática interativa mostram evidências favoráveis à experiência de sua execução no ensino remoto emergencial, mostrando que em esta aula, a participação dos estudantes foi muito maior às anteriores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13184_TB1519_05072022161446.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA KLECYA DE ARAÚJO PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "KLECYA"
    "autor_email" => "maria.klecya@academico.if"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O sistema de educacional tem passado por grandes desafios e transformações que transpassam diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, tendo a escola um papel fundamental na adaptação do ensino e da dinâmica escolar à tais transformações. Diante desse contexto, objetiva-se com este trabalho apresentar um relato de atividade prática interativa de Ciências, desenvolvida com estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Cabedelo-PB, em sistema de aula remota síncrona. A aula sobre os tipos de folhas, conteúdo de botânica adaptado à esse nível de ensino, foi proposta na perspectiva de ensino a distância, durante o período da pandemia, tendo como elementos básicos no desenvolvimento da atividade prática a observação de diferentes estruturas e formatos das folhas em associação à aptidão de desenho. Para execução, utilizou-se a plataforma Google Meet, na qual os estudantes puderam acompanhar os diferentes tipos e formatos de folhas apresentados, desenhando-os em seus cadernos. A aula em questão, culminou em um desenho final de um tipo de folha de uma planta na qual o estudante tivesse acesso em sua própria casa. Os resultados obtidos com o desenvolvimento desta atividade prática interativa mostram evidências favoráveis à experiência de sua execução no ensino remoto emergencial, mostrando que em esta aula, a participação dos estudantes foi muito maior às anteriores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.