Este trabalho tem como finalidade aprofundar os conceitos sobre a base histórica do TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, sua influência na aprendizagem, e também alguns meios de intervenções, com objetivo de fazer um levantamento acerca das principais estratégias utilizadas por psicólogos, buscando analisar as dificuldades enfrentadas e as maneiras mais funcionais de ajuste dos pais e profissionais. Tratar essa questão no sentido de compreendê-la com maior precisão é fator fundamental para o atendimento de qualidade as crianças acometidas com esse transtorno. Para atingir os objetivos propostos, esta pesquisa se permeia em investigações bibliográficas da literatura presente a respeito do assunto e suas implicações no meio escolar. Os estudos selecionados demonstram que o tratamento com a equipe multidisciplinar é indispensável. Ao ser acompanhado o indivíduo tem o impacto reduzido, permitindo assim uma melhor qualidade de vida. A terapia cognitivo comportamental tem se mostrado eficaz no tratamento, respeitando a fase de desenvolvimento de cada criança, sendo a terapia um espaço no qual o paciente e o terapeuta sejam coadjuvantes no processo de tratamento. A participação ativa da família e a colaboração da equipe escolar proporcionam um espaço único para eficácia do tratamento que passa a ser compreendido através de metodologias voltadas para o aluno.